14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO PARA O RISCO DE DOENÇAS CEREBROVASCULARES POR MEIO DO ESCORE DE FRAMINGHAM EM UMA POPULAÇÃO ADULTA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - PARAÍBA

Fundamentação/Introdução

Introdução: O escore de Framingham prediz a probabilidade de doença cardiovascular, incluindo Acidente Vascular Cerebral (AVC), nos próximos 10 anos, e durante toda a vida, a partir da combinação de vários fatores de risco. Essa escala demonstra eficácia na prática da prevenção primária, visto que o Framingham Heart Study foi realizado com uma amostra de pessoas sem comorbidades aparentes, sendo excluídos os pacientes previamente diagnosticados com coronariopatias.

Objetivos

Objetivo: Correlacionar o escore de Framingham com o risco de doença cerebrovascular, com a faixa etária e o sexo, em uma amostra da população adulta do município de João Pessoa - PB.

Delineamento/Métodos

Metodologia: É um estudo transversal, quantitativo, formado por 120 voluntários que participaram de uma ação social realizada por uma unidade de saúde da cidade de João Pessoa – Paraíba. Utilizou-se o escore de Framingham para AVC, que possui como critérios: sexo, idade, etnia, HDL, colesterol total, presença de diabetes, tabagismo, uso de anti-hipertensivo e valor da pressão arterial sistólica. Para ser incluído na pesquisa, o indivíduo tinha que ter idade maior que 20 e menor que 79 anos, gerando assim, uma amostra de 100 pacientes.

Resultados

Resultados e Discussões: Foi possível calcular o escore de porcentagem para risco de AVC em 10 anos em 76 pacientes, apresentando uma média total de 11,09%, com seu limite máximo de 39,0% e o mínimo de 0,5%. Tiveram valores de acima dessa média 31,0% dos entrevistados. A faixa etária de maior acometimento foi entre 70-79 anos, sendo 22,0%. A distribuição por sexo mostrou que, proporcionalmente, os homens possuem maior risco (26,0%) quando comparada as mulheres (23,0%). O escore de porcentagem de risco de ter AVC durante o tempo de vida foi calculado em 56 indivíduos, variando entre 69,0% e 3,2%, com média de 32,5%. Uma considerável parte da amostra (57,0%) está acima dessa média, sendo um fator preocupante, pois destes 40,0% estão na faixa etária entre 50-59 anos. O sexo feminino é a maior parte dessa amostra sendo 68,0%.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: É possível caracterizar que a população mais idosa tem maior probabilidade de ter um AVC em 10 anos, acometendo principalmente os homens. Já quanto ao risco de ter AVC em todo tempo de vida, a idade de maior incidência reduziu, sendo um fator alerta, principalmente nas mulheres. Dessa forma, entende-se que conhecer os mais importantes fatores de risco para determinada doença é fundamental para preveni-la.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares. Acidente Vascular Cerebral. Fatores de Risco.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Ciências Médicas - Paraíba - Brasil, Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Larissa Silva de Siqueira Figueiredo, Isabelle Maria de Oliveira Gomes, Nicássio Silva Menezes, Carolina de Moura Germoglio, Leonardo Meira de Carvalho