14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DA ENCEFALOPATIA POSTERIOR REVERSIVEL (PRES): UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução: A Síndrome da Encefalopatia Posterior Reversível (PRES) é uma entidade aguda de aspecto clínico-radiológico, de caráter reversível. Seus sintomas incluem cefaleia, vômitos, alucinações auditivas e visuais, alteração do estado mental e convulsões. Sua fisiopatologia ainda não é clara, mas alguns fatores são implicados na sua gênese, tais como hipertensão arterial, eclampsia, uso de imunossupressores, e síndrome urêmica. Achados de neuroimagem são fundamentais elucidar o diagnóstico e incluem edema vasogênico da região posterior da substância branca que regridem após reversão do quadro.

Objetivos

Objetivo: Relatar um caso de PRES, destacando suas manifestações clínicas e a neuroimagem.

Delineamento/Métodos

Métodos: Análise retrospectiva do prontuário médico, entrevista com a paciente e registros fotográficos dos exames de imagem corroboraram para as informações adquiridas.

Resultados

Descrição do Relato: Mulher, 41 anos, previamente hígida. Internada por quadro de cefaleia frontal com irradiação para região temporal, associada à vômitos e 2 episódios de crise convulsiva tônico-clônica generalizada. Relatou embaçamento visual e alucinações associada à vertigem. Pressão arterial (PA) em 170/80 mmHg. Negou comorbidades ou uso de medicamentos. Exame neurológico sem alterações deficitárias focais ou rigidez de nuca. A Tomografia Computadorizada de crânio que não demonstrou alterações intracranianas significativas. Ressonância Nuclear Magnética (RNM) de crânio mostrou discreto edema vasogênico bilateral na substancia branca dos polos occipitais. Exame do líquor cefalorraquidiano sem alterações. Sorologias para HIV e Hepatites negativas. Exames reumatológicos, endocrinológicos e hematológicos normais. Foi instituída terapia anti-hipertensiva visando controle da PA abaixo de 140/90 mmHg. Passou por avaliação psiquiátrica sendo diagnosticada com quadro depressivo maior e então devidamente medicada. Houve melhora da cefaleia e das alterações visuais e auditivas. Eletroencefalograma se mostrou normal e a RMN cerebral revelou regressão das lesões encontradas na RMN anterior, suportando o diagnóstico de PRES. Paciente recebeu alta com orientações de retorno para avaliação ambu

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: A clínica da PRES isoladamente leva a suspeita diagnóstica, todavia, o diagnóstico é confirmado através da neuroimagem, dado seu aspecto característico. Apesar do prognóstico favorável a rápida intervenção se faz necessária para minimizar as complicações da doença, permitindo a reversibilidade do quadro.

Palavras Chaves

Síndrome da Encefalopatia Posterior Reversível ; edema vasogênico ; encefalopatia

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Dr. Dório Silva (HDDS) - Espírito Santo - Brasil, Universidade Vila Velha (UVV) - Espírito Santo - Brasil

Autores

Andressa Cordeiro de Souza Mascarenhas, Laís Bissoli Perini, Bethânia Peccini Barros, Breno Bossato Hespanhol, Emanuelle Assis de Freitas