14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

INSUFICIÊNCIA RENAL EM PACIENTE TRATADO PARA HANSENÍASE: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamento: Paciente tratado para hanseníase multibacilar apresentou eritema nodoso hansênico (ENH). Acredita-se em possível comprometimento renal devido ao tratamento para hanseníase.

Objetivos

Objetivos: Descrever caso raro de reação tipo 2 com comprometimento renal devido ao tratamento de hanseníase.

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos: Trabalho do tipo relato de caso de paciente que esteve internado na clínica médica da Santa Casa.

Resultados

Resultados: O.J.S., masculino, 41 anos, casado, zona rural, admitido na Santa Casa de Caridade de Diamantina, na clínica médica, no dia 09 de julho de 2017 devido a nódulos subcutâneos em membros superiores, membros inferiores e abdômen com quadro de perda ponderal, febre vespertina, lesões hipercrômicas, perda de força em membros superiores, além de dor em flanco esquerdo. Realizou tratamento completo para hanseníase multibacilar por um ano (de setembro de 2015 a setembro de 2016), com rifampicina, clofazimina e dapsona, apresentando remissão completa da doença e relata que os sintomas atuais iniciaram há 2 meses. Foi admitido no serviço em uso de ciprofloxacino devido a infecções recorrentes do trato urinário e nefrolitíase. Realizou exames laboratoriais que mostraram: aumento dos níveis séricos de creatinina (2,6), anemia, leucócitos com desvio à esquerda, aumento da PCR e ao exame de urina apresentou piúria, flora muito aumentada e numerosas hemácias. Diagnóstico de ENH. Iniciado tratamento com prednisona 1mg/Kg/dia, albendazol 400mg, ivermectina 15mg para ENH e ceftriaxona 1gr duas vezes ao dia para infecção do trato urinário.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Pacientes que desenvolvem surtos de eritema nodoso possuem mais frequentemente glomerulonefrite quando previamente tratados com rifampicina (RMP). Acredita-se que a RMP ativaria o sistema imune e levaria à formação de anticorpos, com posterior depósito, podendo ocasionar insuficiência renal por nefrite intersticial ou necrose tubular aguda.

Palavras Chaves

hanseníase; eritema nodoso; insuficiência renal.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Minas Gerais - Brasil

Autores

Carolina Rodrigues Cunha Guimarães Drumond, Ana Laura Rocha Alves, Marcelo Gustavo Ribeiro da Paixão, Pedro Melgaço Martins