14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pneumotórax recidivante em paciente com síndrome Ehlers Danlos: relato de caso

Fundamentação/Introdução

A síndrome de Ehlers Danlors é um termo genérico usado para se referir a um grupo relativamente raro de desordem genética, marcado por alteração do tecido conjuntivo, que é caracterizada hiperextensibilidade da pele, hipermobilidade articular e/ou fragilidade tecidual. Estima-se que sua frequência seja de 1: 5000 e a hipermobilidade seja a forma mais prevalente dentre os 6 tipos listados na classificação de Villefranch.As principais características físicas encontradas na Hipermobilidade incluem hipermobilidade das articulações,hiperextensibilidade da pele, podendo haver outras características, como luxações articulares recorrentes, e dor crônica da articulações. O diagnostico dessa condição eminentemente clínico.
Indivíduos com essa síndrome têm alto risco de desenvolver pneumotórax espontâneo. Esta desordem tem maior incidência nesses portadores devido a defeitos da pleura visceral.

Objetivos

Relatar um caso de pneumotórax espontâneo recidivante em síndrome genética rara

Delineamento/Métodos

Relato de caso
DAS, sexo feminino, 14 anos,com diagnóstico de Ehlers Danlos desde os 2 anos, previamente ativa sem relato de trauma torácico. Diagnosticada em abril de 2017 através de tomografia de tórax com pneumotórax hipertensivo e direita tratada com oxigênio suplementar dreno torácico e retirado após 8 dias devido a resolução do quadro.
Por volta de 30 dias após a retirada do dreno, a paciente apresentou intensa dispneia, dor pleurítica e taquipneia, o que motivou a família a procurar novamente atendimento hospitalar. Novamente diagnosticada com pneumotórax espontâneo em hemitórax direito e colocado dreno torácico por 10 dias, retirado após resolução do quadro e sintomas.

Resultados

Os pacientes com pneumotórax devem ser manejados inicialmente com oxigênio suplementar para acelerar a absorção de ar no espaço pleural. Sendo sugerido longos períodos de observação para indivíduos com doença pulmonar subjacente e a colocação de dreno torácico por tempo prolongado.

Conclusões/Considerações finais

A intervenção cirúrgica é sugerida em adultos quando o tratamento conservador não possibilita resolução do quadro em 5 dias, porém tal conduta não é padronizada principalmente em crianças. Objetivo do tratamento é remover o ar no espaço pleural e prevenir a recorrência, sendo a taxa relativamente alta em pacientes com doença pulmonar subjacente em que não houve medidas preventivas.

Palavras Chaves

Ehlers Danlors,pneumotórax espontâneo, recidivante, dreno torácico, pleura

Área

Clínica Médica

Autores

Débora Cristoforidis Teixeira, Thereza Christine Ranção, Natália Peixoto de Azevedo, Rachel dos Santos Martins, Rafaela Rabelo Maciel