14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Paciente jovem hipertensa com Arterite de Takayasu diagnosticada inicialmente como Coarctação da Aorta

Fundamentação/Introdução

Introdução: Hipertensão secundária deve ser sempre suspeitada quando o início é na infância e uma de suas causas é a Coarctação da Aorta. Esta é uma condição congênita que se caracteriza por estreitamento da aorta geralmente cursando com hipertensão em membros superiores, sopro cardíaco e pulsos femorais reduzidos ou retardados. Já a Arterite de Takayasu é uma vasculite de grandes vasos afetando aorta e seus ramos. O processo inflamatório dentro do vaso pode levar a estreitamento, oclusão ou dilatação de porções envolvidas das artérias, o que causa uma grande variedade de sintomas. Pode haver fadiga, artralgia, diminuição de pulsos periféricos, pressão arterial discrepante entre membros, claudicação, sopro cardíaco, hipertensão, entre outros.

Objetivos

Objetivo: Descrever o caso de paciente com Arterite de Takayasu diagnosticada inicialmente como Coarctação da Aorta.

Delineamento/Métodos

Relato de Caso: Paciente do sexo feminino, 14 anos, procurou atendimento com epigastralgia e dor lombar há 3 meses. Em associação, havia claudicação em membros inferiores. Ao exame inicial foi evidenciado sopro sistólico em foco aórtico 4+/6+ com irradiação para região interescapular com predominância a esquerda 3+/6+. A pressão arterial em membros superiores foi 140x70mmHg (acima do percentil 95) e em membros inferiores 90x65mmHg. Pulsos carotídeos, braquiais e radiais cheios e simétricos. Pulsos femorais e poplíteos fracos e simétricos, porém pulsos tibiais e pediosos não palpáveis. Realizado Ecocardiograma transtorácico que evidenciou fluxo sistólico sistêmico com velocidade aumentada em aorta abdominal, com gradiente sistólico máximo de 46mmHg, compatível com coarctação da aorta. Como apresentava-se com anemia (Hb: 6,7g/dL, Ht: 21,5%) com provas inflamatórias positivas (PCR: 226 VR < 5, VSH 72) foi prosseguido investigação com angiotomografia de aorta. Exame evidenciou espessamento difuso de parede da aorta abdominal e torácica com estreitamento do lúmen em aorta abdominal.

Resultados

Iniciado Prednisona 1mg/kg/dia e Metotrexato 15mg/semana. Paciente evoluiu com melhora dos sintomas e normalização dos níveis tensionais, pulsos periféricos e das provas de atividade inflamatórias.

Conclusões/Considerações finais

Considerações Finais: Arterite de Takayasu pode apresentar quadro clínico que mimetiza Coarctação da Aorta, que é conhecido como "síndrome da aorta média". Os achados iniciais sugeriam Coarctação, porém as provas de atividade inflamatória elevadas e a anemia de doença crônica fizeram a suspeita do diagnóstico de vasculite.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Arterite de Takayasu; Coarctação da aorta; Hipertensão Arterial Secundária

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Oswaldo Cruz - Pernambuco - Brasil

Autores

Artur de Sousa Medeiros, Morgana Carolina de Araújo Agres de Carvalho, Pedro Alves da Cruz Gouveia, Ilka Rocha Florêncio Rodrigues, Helena Carvalho Moura