CISTOADENOCARCINOMA MUCINOSO DE OVÁRIO: UM RELATO DE CASO
O câncer de ovário representa 6% de todos os cânceres do sexo feminino, no entanto, é a terceira causa de morte. O cistoadenocarcinoma mucinoso é uma neoplasia maligna que se origina do epitélio do ovário e que frequentemente adquire grandes proporções. Por sua sintomatologia discreta, as pacientes procuram assistência médica geralmente em estágios mais avançados, piorando o prognóstico da doença
Descrever um caso incomum de cistoadenocarcinoma mucinoso de grande proporção atendida no ambulatório de um hospital geral público do interior do estado da Bahia.
Paciente de sexo feminino, 68 anos de idade com queixa de dispneia, dores difusa em regiões de hipocôndrio direito e esquerdo referindo ainda aumento abdominal progressivo há um ano. Abdome distendido e com massa palpável, móvel e de consistência endurecida, estendendo-se do apêndice xifóide à sínfise púbica. Foram realizados exames complementares e laparotomia exploratória.
Foi realizado histerectomia total com salpingooforectomia bilateral e a peça cirúrgica foi submetida ao exame anatomo-patológico, sendo constatado ovário direito tumoral cistificado medindo 38,0 X 30,0 X 26 cm (volume aproximado de 17784 cm3). O diagnóstico do exame foi cistoadenocarcinoma mucinoso papilífero de ovário.
As proporções do tecido tumoral chamam a atenção, assim como a queixa clínica e o histórico da evolução da doença relatados pela paciente. Este relato pode nortear o raciocínio clínico diante de raros casos de condições clínicas similares às aqui descritas.
Neoplasias Ovarianas; Cistoadenocarcinoma mucinoso; Oncologia; Tumor; Ovário.
Clínica Médica
Gilson Moreira Alves, Kaio Hércules Costa Pinto, Márcio Lão Silva Oliveira, Uendson Oliveira Ramos, Yanne Cyntia Melo