14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CISTOADENOCARCINOMA MUCINOSO DE OVÁRIO: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

O câncer de ovário representa 6% de todos os cânceres do sexo feminino, no entanto, é a terceira causa de morte. O cistoadenocarcinoma mucinoso é uma neoplasia maligna que se origina do epitélio do ovário e que frequentemente adquire grandes proporções. Por sua sintomatologia discreta, as pacientes procuram assistência médica geralmente em estágios mais avançados, piorando o prognóstico da doença

Objetivos

Descrever um caso incomum de cistoadenocarcinoma mucinoso de grande proporção atendida no ambulatório de um hospital geral público do interior do estado da Bahia.

Delineamento/Métodos

Paciente de sexo feminino, 68 anos de idade com queixa de dispneia, dores difusa em regiões de hipocôndrio direito e esquerdo referindo ainda aumento abdominal progressivo há um ano. Abdome distendido e com massa palpável, móvel e de consistência endurecida, estendendo-se do apêndice xifóide à sínfise púbica. Foram realizados exames complementares e laparotomia exploratória.

Resultados

Foi realizado histerectomia total com salpingooforectomia bilateral e a peça cirúrgica foi submetida ao exame anatomo-patológico, sendo constatado ovário direito tumoral cistificado medindo 38,0 X 30,0 X 26 cm (volume aproximado de 17784 cm3). O diagnóstico do exame foi cistoadenocarcinoma mucinoso papilífero de ovário.

Conclusões/Considerações finais

As proporções do tecido tumoral chamam a atenção, assim como a queixa clínica e o histórico da evolução da doença relatados pela paciente. Este relato pode nortear o raciocínio clínico diante de raros casos de condições clínicas similares às aqui descritas.

Palavras Chaves

Neoplasias Ovarianas; Cistoadenocarcinoma mucinoso; Oncologia; Tumor; Ovário.

Área

Clínica Médica

Autores

Gilson Moreira Alves, Kaio Hércules Costa Pinto, Márcio Lão Silva Oliveira, Uendson Oliveira Ramos, Yanne Cyntia Melo