14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do processo ensino aprendizagem da manobra de ressuscitação cardiopulmonar

Fundamentação/Introdução

Fundamentos: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é um problema mundial de saúde pública. Estima-se, no Brasil, que ocorra cerca de 200.000 PCRs por ano, das quais metade acontece em ambientes extra-hospitalares, sendo que uma Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) bem-sucedida, contribui sensivelmente para o aumento das taxas de sobrevivência das vítimas de parada cardíaca.

Objetivos

Objetivos: Avaliar o nível de conhecimento dos transeuntes sobre RCP.

Delineamento/Métodos

Métodos: Foi realizado um estudo transversal, no qual foi aplicado um questionário, em ambiente universitário, durante uma campanha de orientação sobre o PCR e a importância de um RCP precoce e de qualidade. O questionário era composto por três questões, as quais avaliavam o conhecimento do indivíduo, argumentando-os sobre a sequência correta de ações a tomar diante de uma PCR, os sinais clínicos e qual a frequência de compressões recomendada. Cada um respondia a essas questões antes e depois da orientação.

Resultados

Resultados: Foram analisadas 72 pessoas no dia do evento, no período das 08 horas às 18 horas. Na avaliação da sequência correta de ações, 26% das pessoas marcaram a segurança do local como primeira, 21% colocaram como segunda checar responsividade, já na terceira, 4% marcaram ligar para o SAMU e como quarta medida, 29% iniciar o RCP. No pós-teste, 38,8% marcaram segurança do local como primeira, em segundo lugar a responsividade com 29%, em terceiro lugar, também com 29%, as chamadas ao SAMU, e como quarta opção, com 44,5% iniciar o RCP. Na avaliação dos sinais clínicos, o pré-teste teve os seguintes resultados: 69,4% marcaram perda de consciência, 50% ausência de respiração, 44,4% ausência de qualquer pulso, 41,7% ausência de pulsos carotídeos, 33,3% dor no peito; no pós-teste, 86,1% marcaram perda de consciência, 77,8% marcaram ausência de pulso carotídeo e de respiração, 44,4% ausência de qualquer pulso e 5,6% dor no peito. Na frequência de compressões, 55,6% marcaram 100-120 compressões por minutos, enquanto que no pós-teste subiu para 94,4%.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: O ambiente universitário pressupõe a presença de um grupo de pessoas mais esclarecidas, que teoricamente, têm um conhecimento maior sobre as ações que tomar diante de uma situação; apesar disso, pelos dados, fica clara a necessidade de disseminar o conhecimento acerca de PCR, sobretudo como identificá-la e como realizar uma RCP de qualidade, uma manobra simples, fácil de ser ensinada e eficaz no aumento de sobrevida do paciente.

Palavras Chaves

Palavras chaves: educação em saúde, reanimação cardiopulmonar, parada cardíaca, capacitação.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Tocantins - Tocantins - Brasil

Autores

Fernando Tranqueira da Silva, Pedro Paulo Fernandes de Melo, Maria Luiza Silva Brito, Renan Miranda Santana, Pedro Emanuel Gonzalez Cuellar