14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

NEUROTOXICIDADE INDUZIDA POR METRONIDAZOL: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Metronidazol é um antimicrobiano empregado na prática clínica no tratamento de infecções bacterianas por anaeróbios e algumas infecções por protozoários. O medicamento pode causar reações adversas graves como a neurotoxicidade, onde o paciente apresenta quadro de vertigem, cefaleia, neuropatia periférica e sintomas cerebelares. Para a identificação da toxicidade é necessário realização de ressonância magnética de crânio que evidencia alteração de sinal do núcleo denteado.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com quadro de intoxicação cerebelar por metronidazol após início de tratamento para osteomielite.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo descritivo do tipo Relato de Caso, com informações obtidas por meio de revisão do prontuário, registro fotográfico dos exames de imagem e revisão da literatura.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 65 anos, portador de hepatopatia de etiologia alcoólica, diabético, abordado cirurgicamente pela equipe da ortopedia para tratamento de mal perfurante plantar. Resultado da cultura de fragmentos de metatarso identificou pseudomonas aeruginosa e foi iniciado tratamento para osteomielite com cefepime e metronidazol, com proposta de uso por tempo prolongado. Após um mês o paciente apresentou quadro de disartria, ataxia de tronco e alterações de sensibilidade em mãos. Ao exame apresentava hipoestesia discreta dolorosa, térmica e vibratória, membros inferiores com parestesia padrão bota, ataxia apendicular, leve ataxia de tronco e disártrico. Solicitado ressonância magnética do crânio que evidenciou hiperintensidade de sinal na ponderação T2 acometendo de modo praticamente simétrico os núcleos denteados cerebelares, com extensão para as adjacências do IV ventrículo. Acometimento similar dos colículos inferiores no mesencéfalo. Imagens puntiformes multifocais no esplênio do corpo caloso com acentuado hipossinal no estudo de susceptibilidade magnética, concomitantemente a discreto brilho no estudo da difusão sugerindo restrição. O paciente foi diagnosticado com toxicidade cerebelar induzida por metronidazol. Após modificação da antibioticoterapia paciente apresentou melhora significativa do quadro neurológico.

Conclusões/Considerações finais

Para identificação da neurotoxicidade por metronidazol é necessário avaliação clínica com exame neurológico, histórico de uso do medicamento e identificação na ressonância magnética dos sinais característicos. Após suspensão do metronidazol normalmente ocorre a melhora do quadro neurológico.

Palavras Chaves

Metronidazol; neurotoxicidade; denteado.

Área

Clínica Médica

Instituições

1. Médico Especializando do Serviço de Clínica Médica, da Rede Mater Dei de Saúde em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil, 2. Neurologista da Rede Mater Dei de Saúde - Minas Gerais - Brasil, 3. Acadêmico de Medicina da Faculdade de Medicina de Barbacena - Minas Gerais - Brasil

Autores

Evelyn Joyce CORGOSINHO, Ivana Miglio De CASTRO, Daniel Peçanha DRUMOND, Igor Miglio De CASTRO