14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Análise Estatística sobre a Segurança em Manejo de Situação de Parada Cardiorrespiratória e Necessidade de Cursos de Capacitação em Estudantes de Medicina

Fundamentação/Introdução

A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma situação dramática responsável por elevada morbimortalidade, o que motivou o desenvolvimento de diretrizes atualizadas periodicamente, como a da American Heart Association (AHA). Apesar da relevância do tema para os profissionais da saúde, existem poucos estudos que avaliam o conhecimento sobre RCP em acadêmicos de medicina.

Objetivos

Avaliar a oportunidade de aprendizado dos graduandos do curso de medicina nos campi de uma Universidade Federal no atendimento à PCR.

Delineamento/Métodos

Estudo transversal de caráter descritivo com abordagem quantitativa das variáveis, realizado em 2014. Foi aplicado um questionário pré-elaborado para 514 acadêmicos de medicina de uma universidade federal (95,3% dos alunos então matriculados), agrupados em “não-internos” (entre o 1º e o 9º períodos) e “internos” ( entre o 10º e o 12º períodos), e foram analisadas as respostas ( “sim/satisfatório” ou “não/não satisfatório”) a respeito do nível de segurança em manejo de situações reais e necessidade de cursos de capacitação.

Resultados

No que diz respeito à segurança e conhecimentos sobre PCR/RCP, poderiam julgá-los como satisfatórios ou não satisfatórios. O grupo dos não-internos, 45 (11,1%) julgaram satisfatórios, e 362 (88,9%) julgaram como não satisfatórios; e no grupo dos internos, 32 (30,0%) julgaram satisfatórios, e 75 (70,0%) não satisfatórios. Os números mostram que a maioria dos alunos (437/514) julgaram seus conhecimentos como insatisfatórios, o que corresponde a 85% dos alunos, e o percentual de alunos que julgaram os conhecimentos de PCR/RCP como satisfatórios foi maior no grupo dos internos (p< 0,001). Ao questionar os estudantes acerca da necessidade de cursos de capacitação sobre PCR/RCP, o grupo dos não-internos, 397 (97,5%) referiram a necessidade de cursos de capacitação, e 10 (2,5%) não; e no grupo dos internos, 102 (95,3%) referiram a necessidade desses cursos e 5 (4,7%) não. A maioria dos alunos (499/514) sente a necessidade desses cursos,o que corresponde a 97,1%, o que mostra uma grande necessidade de capacitação nos dois grupos.

Conclusões/Considerações finais

Os graduandos de medicina da instituição identificam falhas no seu conhecimento das atuais diretrizes de ressuscitação da American Heart Association, e essa sensação diminui à medida em que se avança no curso. Entretanto, é demonstrada grande necessidade de capacitação nesta área independente do estágio da graduação.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil

Autores

João Gabriel Lima Dantas, Beatriz Mendonça Martins, Raul Lima Dantas, Alan Jones do Espírito Santo Barbosa, Fábio Santos Alves