14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

COMPARATIVO ENTRE ALGORITMO DO PROJETO DIRETRIZES E ESCORE DE PÁDUA PARA AVALIAÇÃO DO RISCO DE TROMBOEMBOLISMO VENOSO EM PACIENTES CLÍNICOS DE HOSPITAL PÚBLICO DE JOÃO PESSOA

Fundamentação/Introdução

Introdução: O Tromboembolismo venoso (TEV) abrange um espectro de doenças que constituem a principal causa de óbito evitável em âmbito hospitalar, sendo a maioria associada às comorbidades clínicas não cirúrgicas. Assim sendo, os protocolos para identificar os pacientes de alto risco que devam fazer profilaxia para TEV devem ser seguros e eficazes a fim de evitar desfechos negativos.

Objetivos

Objetivos: Comparar o algoritmo do Projeto Diretrizes para profilaxia de TEV em pacientes clínicos com o Escore de Pádua em um hospital público de João Pessoa-PB.

Delineamento/Métodos

Métodos: Foi realizado um estudo observacional quantitativo retrospectivo com uma amostra de 38 pacientes internados na enfermaria clinica de um hospital público no município de João Pessoa-PB. Um questionário padronizado contendo dados demográficos e os dois protocolos foi preenchido por meio de consulta de prontuário e entrevista com os pacientes. Em seguida foi realizada uma análise descritiva dos dados coletados.

Resultados

Resultados: Dos 38 pacientes, 33 (87%) foram classificados em alto risco para TEV com o escore de Pádua, sendo os fatores de risco mais recorrentes: mobilidade reduzida em 31 (82%), infecção aguda ou desordem reumatológica em 25 (66%) e insuficiência cardíaca ou respiratória em 24 (63%). Desse total, 30 (91%) faziam uso da profilaxia apropriada, no entanto o escore não avalia contraindicações de seu uso. Já com o algoritmo do Projeto Diretrizes, a profilaxia está indicada para pacientes acima de 40 anos com mobilidade reduzida e mais algum fator de risco. Assim sendo, 30 pacientes (78,9%) possuíam indicação de profilaxia, sendo realizada em 28 deles (93,3%); e os fatores associados mais prevalentes foram: idade acima de 55 anos (81,6%) e infecção (71%). A profilaxia teve contraindicação absoluta em apenas 2 pacientes.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: O estudo sugere que a aplicação de escalas diferentes resulta em uma análise de risco e consequentemente indicação de quimioprofilaxia diferente. O algoritmo proposto pela diretriz tem a vantagem de avaliar contra-indicação. Como a amostra analisada foi pequena, mais estudos devem ser realizados para avaliar o papel e as diferenças na aplicação das escalas.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Anticoagulantes. Profilaxia. Tromboembolia venosa.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Municipal Santa Isabel - Paraíba - Brasil

Autores

Laís Henriques de Oliveira, Willams Germano Bezerra Segundo, Alberto de Sousa Videres Filho, Gabriel Mendonça Diniz Lima, Maria Alenita de Oliveira