14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Sjögren: Relato de caso

Fundamentação/Introdução

Na síndrome de Sjögren o sistema imunológico ataca as próprias células que produzem lágrimas e saliva, resultando em ceratoconjuntivite seca e xerostomia. Pode ser primária ou associada a doença do tecido conjuntivo como: artrite reumatoide, escleroderma e lúpus eritematoso sistêmico.
As causas ficam a cargo de etiologia desconhecida, mecanismo autoimune e uma possível infecção virótica.

Objetivos

Estimular diagnóstico o mais precoce possível, na busca por otimização do cuidado com estimulação de hábitos de higiene rigorosa dos olhos e da boca. Prevenção de complicações como cáries dentárias, risco aumentado de linfoma e ulceração da córnea. Manutenção do tratamento da doença de base nos casos de síndrome de Sjögren secundária.

Delineamento/Métodos

Descrição do caso:
V.H.S, 42 anos, sexo feminino, agente comunitária de saúde, em 2007 procurou atendimento médico devido nodulação submandibular à direita, astenia, artralgia em joelhos, cotovelos e punhos de forte intensidade, sem diagnóstico mesmo passando em consulta e convivendo no meio médico. Houve uma piora progressiva do quadro com edema nas articulações estimulando a paciente procura por um reumatologista que diagnosticou artrite reumatoide e clínica, exames laboratoriais sem biópsia concluindo síndrome de Sjögren. Encaminhou ao neurologista que prescreveu medicamento com controle total da dor, porém com o uso de tal fármaco em conjunto com outros, passou a ter dificuldade de conciliar as horas de sono e o comparecimento ao trabalho. Foi solicitado que a paciente pudesse iniciar mais tardiamente sua jornada de trabalho e nova alocação de função, vez que caminhar ao sol realizando visitas prejudicava seus principais sintomas como: artralgia, xerostomia e ressecamento ocular.

Resultados

Paciente foi submetida a mudança de cargo devido às dores oriundas da artrite reumatoide, dos sintomas da síndrome de Sjögren e também no horário de chegada ao trabalho em virtude de medicações para controle.

Conclusões/Considerações finais

Quando bem conduzida a síndrome de Sjögren por se tratar de doença lentamente progressiva, conta com melhora da auto estima do paciente, alívio dos sintomas e melhora da qualidade de vida. A psicoterapia individual e em grupo auxília na atenuação das dores.

Palavras Chaves

Síndrome de Sjögren; Xerostomia; Escleroderma; Artrite Reumatoide; Dor.

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Araguari - Minas Gerais - Brasil

Autores

VALDENICE RODRIGUES DA CUNHA SOUSA, FRANCIELLY DOS SANTOS VIEIRA, JÉSSICA EVANGELISTA DE QUEIROZ, DEBORA OLIVEIRA QUEIROZ MACHADO, ALICE ROMERO