14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Prótese aorto-bifemoral absorvida pela luz do duodeno como causa de sangramento digestivo e sepse.

Fundamentação/Introdução

As fístulas aorto-entéricas são descritas como causas raras de sangramentos digestivos, por vezes ameaçadores da vida. A presença de próteses e complicações tardias do pós-operatório podem estar envolvidas na formação do pertuito fistuloso. Por outro lada o comunicação do conteúdo intestinal diretamente com a corrente sanguínea predispoe ao surgimento de infecçoes sistêmicas e embolizações sépticas. A absorção pelo intestino de corpos estranhos intraabdominais tambem foi descrita na literatura como um dos mecanismos resultantes da resposta inflamatória crônica.

Objetivos

Descrever caso desafiador de sangramento digestivo e sepse por germe comum do trato gastrointestinal secundários à fístula aorto-entérica causada pela presença de prótese arto-bifemoral que assumiu posição intraluminal na quarta porção do duodeno em fase tardia (2 anos após implante). Relatar desfecho clínico envolvendo a dificuldade diagnóstica e tomada de decisão terapêutica em situação clínica raríssima e de difícil resolução cirúrgica.

Delineamento/Métodos

Trata-se de relato de caso. Paciente e familiares assentiram com a publicação do caso, mediante assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido, ressalvada a privacidade do paciente.

Resultados

Homem de 75 anos de idade submetido há dois anos a implante de prótese aorto-bifemoral para tratamento de isquemia arterial crítica em membros inferiores (síndrome de Leriche), com bom resultado. História previa de tratamento recente de infecção em porção distal da prótese com opção por tratamento conservador com uso prolongado de antibioticoterapia, em virtude de risco cirúrgico impeditivo. Nesta ocasião apresentou hemorragia digestiva manifesta por melena, tendo sido submetdo a endoscopia com visualização até primeira porção do duodeno, sem evidências de sangramento. Foi programada colonoscopia eletiva, que não chegou a realizar. Um mês após a alta hospitalar, retornou ao serviço de clínica médica com quadro de sepse, dor abdominal, sem sinais de peritonite e sem evidencia de outros sítios de infecção. Foi submetido a tomografia do abdome sem contraste que revelou sinais de infecção na protrese aortica em porção abdominal e suspeitou-se de fístula aorto-entérica pelo gás em torno da prótese. Subemtido a cirurgia que revelou posição intraluminal da prótese vascular. Evoluiu em pós-operatório com complicação hemorrágica e óbito.

Conclusões/Considerações finais

Este caso apresenta situação muito rara, com posição intraluminal no duodeno de prótese vascular, levando a sepse e hemorragia digestiva.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Odilon Behrens - Minas Gerais - Brasil

Autores

Yan da Silva Raposo, Ana Lima, Kenned Costa Oliveira , Samuel Gonçalves da Cruz, Ana Paula Campos Rocha