14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE A CONCENTRAÇÃO SÉRICA DE VITAMINA D E A HEMOGLOBINA GLICADA E GLICEMIA DE JEJUM EM TRABALHADORES DE TURNO ALTERNANTE DA REGIÃO DE INCONFIDENTES-MG

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO/FUNDAMENTOS: A carência de vitamina D é um problema de saúde pública mundial devido às suas implicações no desenvolvimento de diversas doenças. Vários estudos têm questionado a existência de associação entre a carência de vitamina D e o risco aumentado para desenvolvimento de Diabetes Mellitus (DM) tipo 2 a partir de um possível aumento na resistência insulínica. Entretanto, tal associação ainda é controversa.

Objetivos

OBJETIVOS: Verificar a correlação entre os níveis séricos de 25-hidroxivitamina D (25(OH)D) e os níveis de hemoglobina glicada (HbA1C) e glicemia de jejum em trabalhadores de turno alternante da região de Inconfidentes-MG.

Delineamento/Métodos

DELINEAMENTO E MÉTODOS: Estudo transversal observacional realizado em 310 trabalhadores do sexo masculino de turno alternante de mineradoras na Região de Inconfidentes-MG, dos quais foram coletadas amostras de sangue para a análise da concentração de 25(OH)D, HbA1C e glicemia de jejum. A análise da 25(OH)D foi realizada pelo método de eletroquimioluminescência, a HbA1C pela imunoturbidimetria e a glicemia de jejum pelo método enzimático colorimétrico. Foram excluídos da amostra indivíduos que realizavam qualquer tratamento para controle glicêmico e/ou suplementação de vitamina D e os valores de referência utilizados foram os preconizados pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Aplicou-se o teste de Correlação de Pearson (R), após teste de Kolmogorov-Smirnov. As análises estatísticas foram realizadas no software R, considerando p<0,05.

Resultados

RESULTADOS: A idade média da amostra foi de 39 anos. Dos 310 pacientes, 80,9% apresentavam hipovitaminose D, 17,0% glicemia de jejum alterada e 15,1% HbA1C alterada. Não foram encontradas correlações significativas entre a 25(OH)D e a glicemia de jejum (R=-0,0004) e HbA1C (R=-0,0321) na amostra analisada.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não foram encontradas correlações significativas entre os níveis séricos de 25(OH)D e as variáveis glicêmicas nos trabalhadores de turno alternante. Cabe ressaltar que na literatura brasileira tal associação ainda não foi investigada nesse tipo de população em específico. Uma análise multivariada que incluísse a influência de fatores externos dos indivíduos tais como etnia, IMC, atividade física, presença de comorbidades e uso de medicamentos, poderia melhorar a qualidade do estudo. Além disso, a atribuição de causalidade é dificultada devido ao caráter transversal da análise.

Palavras Chaves

diabetes mellitus
vitamina d

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Minas Gerais - Brasil

Autores

Débora de Oliveira Antunes Rocha, Gabriel Pessoa Herthel Silveira, Taiana Lopes Rangel MIranda, Raimundo Marques Nascimento, Fausto Aloíso Pedrosa Pimenta