14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

DEFICIÊNCIA ANDROGÊNICA TARDIA EM HOMENS: A REPOSIÇÃO DE TESTOSTERONA TEM VALOR TERAPÊUTICO?

Fundamentação/Introdução

A andropausa se baseia na redução gradativa e fisiológica de 1% ao ano dos níveis de testosterona, produzidos no homem a partir dos 40 anos. O mecanismo pelo qual ocorre essa deficiência ainda não é conhecido, sendo assim também não foi determinado o motivo pelo qual alguns homens apresentam o hipogonadismo sintomático e outros não. Com um grau de incidência de 9% em homens com 50 anos e 91% em homens com 80 anos.

Objetivos

Objetiva trazer para debate médico os questionamentos e novas informações sobre um tema com alta epidemiologia.

Delineamento/Métodos

Revisão integrativa, com os descritores em saúde hipogonadismo, andropausa e idoso nas bases de dados Scielo, DynaMed e PubMed.

Resultados

Foram selecionados os 8 estudos, publicados em periódicos nacionais e internacionais. Qual a melhor forma de realizar a uma terapia de reposição, relativamente segura, com os sintomas adversos se revertendo após a cessão do tratamento? A presença de informações concretas e validadas pela comunidade científica difere da realidade presenciada hoje, fazendo necessário o debate sobre o tema voltado para o idoso e o seu bem estar. foram elaborados quatro tópicos: 1. Como realizar o diagnóstico para o hipogonadismo masculino tardio? 2. Quais pacientes são indicados ou não para o tratamento? 3. Qual o método mais eficaz? 4. O benefícios e malefícios da reposição?. O resultado dessas perguntas levam a divulgação do conhecimento sobre o tema e a definição do perfil de pacientes que tem a indicação formal de adotar a terapia de reposição.Com a queda dos níveis de testosterona, o sintomas começam inicialmente com a perda do libido e vitalidade, seguindo com: fadiga, mudanças de humor, insônia, anemia, ejaculação tardia, disfunção erétil, atrofia muscular, atrofia testicular, fraqueza osteoporose, perda de pelos. Para melhoria desses sintomas a indicação é o uso do gel tópico que é o método transdermático favorável e relativamente seguro, porem há efeitos adversos que podem desencadear acne, ginecomastia, edema que são revertidos após a cessão do tratamento.

Conclusões/Considerações finais

Portanto, faz necessário a divulgação de informações concretas e validadas sobre a andropausa, com intuito de garantir o diagnostico precoce e avaliação dos riscos e métodos de reposição de testosterona que ajudem a reduzir os sintomas, garantindo a saúde e o bem estar.

Palavras Chaves

Andropausa, Testoterona, Terapia de Reposição.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

DEODATO ROLIM CARTAXO, IRLA DANTAS ANDRADE, SHEYLA HEIM AUGUSTO DE QUEIROZ CAMBOIM, VINICIUS BEZERRA NOBRE, Matheus Wanderley Medeiros