14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pâncreas ectópico em estômago mimetizando Tumor Gastrointestinal

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: Ectópia pancreática diz respeito existência de tecido pancreático na posição diferente da normal e sem relação anatômica/vascular com pâncreas. É uma entidade rara, no entanto sua frequência na população é desconhecida. A apresentação clínica é marcada pela ausência ou inespecificidade dos sintomas, por isso deve ser considerado o diagnostico diferencial com tumor gastrintestinal submucoso.

Objetivos

Objetivo: Relatar um caso de pâncreas ectópico mimetizando um tumor gastrointestinal

Delineamento/Métodos

Metodologia: Paciente do sexo feminino, de 42 anos, com queixa de epigastralgia e náuseas há 4 anos. Após realização de endoscopia digestiva alta (EDA) foi observada lesão nodular na camada muscular própria em posição antro-pilórica, sendo então levantadas suspeitas de tumor gastrointestinal de células estromais e tumor neuroendócrino.

Resultados

Resultados: A paciente foi submetida a gastrectomia parcial com gastroenteroanastomose em “Y de Roux”, tendo evoluído sem intercorrências, recebendo alta hospitalar no 3º dia pós-operatório. A imunohistoquímica afastou Tumor Gastrointestinal (GIST) e a anatomia patológica constatou pâncreas ectópico.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O pâncreas ectópico se caracteriza como uma entidade rara, de difícil diagnóstico, que cursa com sintomas gastrointestinais inespecíficos. A lesão geralmente se encontra em região submucosa, quando a camada muscular é envolvida, a lesão pode exercer efeito de corpo estranho levando a episódios de vômitos persistentes, espasmo e dismotilidade. O diagnóstico definitivo é feito através do estudo histológico da peça. Apesar de rara, essa condição deve ser considerada como diagnóstico diferencial, principalmente diante de casos inespecíficos. Não há consenso na literatura sobre a conduta terapêutica a ser realizada, sendo indicado a ressecção devido a presença dos sintomas e, principalmente ao aspecto de malignidade da lesão.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Tumor gastrointestinal, pâncreas ectópico, mimetização.

Área

Clínica Médica

Autores

Amarildo Souza Rocha Filho, Viviane Cardoso Santos, Mateus Gomes Serra , Marcio Rivison Silva Cruz , Marcus de Almeida Correia Lima