14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Câncer de mama em homem jovem: Relato de caso

Fundamentação/Introdução

Introdução: O câncer de mama masculino é uma doença rara que representa menos de 1% de todos os cânceres em homens e é responsável por 0,1 por cento da mortalidade por câncer no sexo masculino. Embora a literatura epidemiológica sobre câncer de mama feminino seja extensa, pouco é relatado sobre a etiologia da neoplasia masculina.

Objetivos

Objetivos: Descrever caso de carcinoma ductal invasivo em jovem do sexo masculino.

Delineamento/Métodos

Descrição do caso: Paciente sexo masculino, 25 anos, foi encaminhado ao Centro Oncológico de Palmas com história de nódulo em mama esquerda, há um ano. Negou mastalgia, derrame papilar, perda de peso. Nega alergias, uso de medicações, tabagismo e etilismo. Refere que avô paterno teve câncer de pele. Ao exame físico da mama, durante a inspeção estática notou-se discreta retração mamilar à esquerda e aumento difuso, na mama direita percebeu – se aumento difuso e ausência de outros sinais. Na inspeção dinâmica a retração mamilar tornou-se pronunciada. Na palpação notou-se nódulo endurecido com cerca de 1,5 cm no quadrante lateral esquerdo. Ausência de linfonodos axilares e claviculares palpáveis.

Resultados

Punção aspirativa por agulha fina do nódulo de mama esquerda achados são sugestivos de carcinoma ductal. Core Biopsy de nódulo de mama esquerda: conclusão carcinoma ductal invasivo, grau histológico (Scarff-Richardson modificado por Elston e Ellis) intermediário grau II. Cintilografia óssea com lesões osteogênicas em 8º e 9º arcos costais à direita de aspecto inespecífico. Em Tomografia computadorizada de tórax: nódulo justa pleural esquerdo com 0,3 cm. Foi realizada mastectomia radical modificada bilateral com quimioterapia. Anatomopatológico de linfonodo sentinela da mama esquerda negativo. Produto de ressecção da mama esquerda: carcinoma invasivo, positivo para receptor de estrógeno e progesterona, Her2 positivo – escore 2. Conclusão do anatomopatológico de ressecção da Mama direita: histologia normal.

Conclusões/Considerações finais

Considerações Finais: Devido à baixa frequência de câncer de mama masculino, a experiência de oncologistas ou mesmo centros acadêmicos é limitado. Muitas das atuais modalidades de tratamento são baseadas na experiência com câncer de mama feminino. Considerando assim, a importância da conscientização sobre a patologia do caso descrito sendo que apesar da baixa prevalência homens também devem ficar atentos à alterações nas mamas, pois não estão isentos de patologias graves como essa.

Palavras Chaves

Palavras Chaves: Carcinoma ductal, câncer de mama.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Tocantins - Tocantins - Brasil

Autores

Fernanda Jose de Toledo Coelho, Jorge Batista Alves da Paz, Fernando Tranqueira da Silva, Gabriel da Silva Oliveira, Wenderson Soares Cordeiro