14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico de pacientes com Doença Renal Crônica em programa de hemodiálise em um Hospital terciário no Oeste do Pará

Fundamentação/Introdução

A doença renal crônica (DRC) constitui hoje em um importante problema médico e de saúde pública. Consiste na lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins. Em sua fase mais avançada, os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do paciente. Os sintomas mais comuns são: anemia, hipertensão, edema, fraqueza, tremores, cefaleia, sonolência, inapetência e até confusão mental.

Objetivos

Conhecer o perfil epidemiológico de pacientes submetidos a hemodiálise em um Hospital terciário no Oeste do Pará.

Delineamento/Métodos

A pesquisa teve caráter quantitativo, prospectivo, observacional, descritivo e de levantamento com amostra de 141 pacientes. A mesma deu-se por meio de análise de prontuários e entrevistas - segundo as normas do Conselho de Ética em Pesquisa.

Resultados

Foi evidenciado que a principal etiologia da Doença Renal Crônica foi Diabetes Mellitus (40%), seguida de Hipertensão Arterial Sistêmica (23%) e de Glomerulonefrite crônica (12%), predomínio discreto do sexo masculino (53%) e preponderância de pardos (61%). A faixa etária mais acometida foi a de 55 a 74 anos (50%). Dos que possuíam hipertensão, apenas 21% sabiam que essa doença poderia levá-los ao desenvolvimento de DRC; e dos diabéticos, apenas 26% tinham esse conhecimento. Com relação ao transplante renal, 46% tinham expectativa, mas não estavam na lista de transplante; 74% não possuíam potencial doador.

Conclusões/Considerações finais

Conclui-se a detecção precoce da doença renal e condutas terapêuticas apropriadas para o retardamento de sua progressão pode reduzir o sofrimento dos pacientes e os custos financeiros associados à DRC. Como as principais causas são hipertensão arterial e diabetes melitos, é crucial o papel da Atenção básica, no controle dessas etiologias e na detecção precoce dos casos de doença renal crônica.

Palavras Chaves

Doença Renal Crônica; Hemodiálise; Lesão Renal

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

RAFAEL MATOS DE SIQUEIRA, IASMIN MARIA OLIVEIRA CASTRO, VICTOR LIMA SANCHES, EMANUEL PINHEIRO ESPÓSITO