Perfil de atendimento da Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Altamira-PA em 2016.
A cidade de Altamira - maior município brasileiro - fundada em 1911, com uma população atual de 110 mil habitantes, sofreu em 2011 um crescimento populacional devido à instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, trazendo um acréscimo de 40% no número de habitantes e, mesmo assim, a cidade permanece nos níveis de atenção primária e secundária, as quais são responsáveis por atender toda demanda atual do município. De acordo com o estabelecido pela Política Nacional de Atenção às Urgências–11 anos após a sua criação- implantou-se em Altamira, em 2014, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o qual tem base descentralizada em Altamira com uma ambulância de suporte básico, não dispondo de outras unidades de resgate.
Descrever os tipos de atendimentos realizados pela base descentralizada do SAMU de Altamira em 2016, o tempo de resposta do acionamento até a chegada da ambulância no local da ocorrência e o tempo do Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Análise descritiva por meio de um estudo quantitativo do perfil de atendimento do SAMU de Altamira, com dados coletados em sua própria unidade descentralizada.
Do total de 3126 atendimentos no ano de 2016, foram registrados 1023 atendimentos ao trauma por acidentes de trânsito e 1149 atendimentos clínicos. O primeiro corresponde a aproximadamente 32,7% dos atendimentos. Já os atendimentos clínicos correspondem a aproximadamente 36,7%. Dentre os casos clínicos, a PCR e o atendimento obstétrico são as únicas especificidades descritas nos dados do SAMU e representam, respectivamente, 2,1% e 10,3% dos atendimentos clínicos. Em relação aos desfechos dos atendimentos, destacam-se a entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Hospital Municipal São Rafael representando, nesta ordem, 50,28% e 19,92% seguidos pela resolução no local que corresponde 14,01% do total dos atendimentos. Em geral, o tempo de resposta do acionamento da ambulância até a chegada ao local, em 93% dos casos, se dá até 10 minutos. O tempo de resposta do APH se dá em até 15 minutos em 72%.
O perfil de atendimentos da base descentralizada do SAMU de Altamira, caracteriza-se por atendimentos clínicos, com tempo de resposta do acionamento da equipe ao local da ocorrência em até 10 minutos e o atendimento no local da ocorrência em até 15 minutos. Desses atendimentos, destaca-se o caso clínico obstétrico, sendo a UPA o principal local de desfecho dos atendimentos.
Perfil de atendimento; base descentralizada; atendimentos clínicos; trauma por acidentes de trânsito.
Clínica Médica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - Pará - Brasil
ALEXANDRE APOLO SILVA COELHO, Marcia Socorro Silva Lima Duarte, Pedro Henrique Gomes Vieira, Taynara Menezes Barbosa