14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Sweet e dengue: uma rara associação

Fundamentação/Introdução

A síndrome Sweet é uma dermatose neutrofílica febril aguda de etiologia desconhecida, mas associada a diversas condições como doenças auto-imunes, infecções, síndromes paraneoplásicas e medicamentos. As manifestações dermatológicas estão presentes em cerca de 65% dos pacientes com dengue, sendo o rash maculopapular difuso a apresentação mais rotineira. A associação dessas duas patologias é entidade rara.

Objetivos

Apresentar um caso de síndrome Sweet associada a infecção pelo vírus da dengue, sem relatos semelhantes encontrados na literatura.

Delineamento/Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 38 anos, caucasiana, cozinheira, refere há 7 dias início de lesões dolorosas em tórax anterior, precedida por febre não aferida, cefaléia retro-orbitária, mialgia e mal estar geral. Em atendimento inicial em unidade básica de saúde da família foi diagnosticada com dengue, à qual foram atribuídos os sintomas e rash cutâneo. A piora súbita das lesões motivou a busca por médico dermatologista. Negava uso contínuo de medicações ou condições patológicas prévias. Ao exame apresentava lesões pseudovesiculosas edematosas em placas confluentes e dolorosas ao toque, distribuídas em colo, braços e especialmente dispostas no dorso superior com centro violáceo, eritema multiforme-símile. Exames laboratoriais: Hb: 12,5 mg/dL, Htº: 37%, 16.300 cel/mm3, 97.000 plaquetas/mm3, VHS: 35 mm/h e IgM reagente para dengue, sem outros comemorativos. Diante da suspeita de dermatose neutrofílica febril aguda, foi realizada biópsia de pele e iniciada prednisona 20mg/dia. Histopatológico evidenciou edema e infiltrado neutrofílico denso na derme papilar, sem vasculite. Após o terceiro dia de corticoterapia houve remissão do quadro cutâneo e melhora dos sintomas gerais.

Conclusões/Considerações finais

A Síndrome de Sweet é uma doença de ocorrência rara e prognóstico variável. A importância de conhecer tal entidade possibilita diagnóstico precoce e início do tratamento adequado direcionado a partir da classificação da forma da doença. A dengue, como doença infecciosa de alta prevalência no Brasil,deve ser lembrada como associação com a Síndrome de Sweet no rastreio diagnóstico e frente a quadro clínico compatível.

Palavras Chaves

Síndrome de Sweet, dengue

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL ESCOLA ÁLVARO ALVIM - Rio de Janeiro - Brasil, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CASSIANO ANTONIO MORAES - Espírito Santo - Brasil

Autores

Ludmilla Ventura Lirio, ISABELA SECCATO RUIS CHAGAS, Mariana Brasileiro Vieira Puppo, HUDSON DUTRA REZENDE, ANA CAROLINA XAVIER MILAGRE