14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Episódios de edema pulmonar por isquemia miocárdica em paciente com função ventricular esquerda normal

Fundamentação/Introdução

Introdução: Sabe-se que a isquemia miocárdica pode causar falência aguda do ventrículo esquerdo (VE). A redução da contratilidade do eixo longitudinal do VE é um achado comum em casos de edema pulmonar (EP) com fração de ejeção (FE) do VE normal.

Objetivos

Objetivo: Relatar caso de edema pulmonar decorrente de isquemia miocárdica em paciente com função ventricular esquerda normal.

Delineamento/Métodos

Descrição de caso: Estudo descritivo observacional tipo relato de caso. Mulher de 64 anos, hipertensa e diabética tipo 2. Há 4 anos apresentou angina instável, tendo sido, na ocasião, submetida a angioplastia com implante de stent convencional no terço proximal de descendente anterior (DA). Um ano após, manifestou angina por reestenose proliferativa do stent, sendo indicada cirurgia cardíaca para implante de enxerto de mamária interna esquerda-descendente anterior esquerda (MIE-DA), realizada com sucesso e sem complicações. Dois anos após, a paciente evoluiu com insuficiência ventricular esquerda, apresentando três episódios de EP num intervalo de 60 dias. Nova cinecoronariografia revelou lesão suboclusiva (95%) do enxerto MIE-DA, pós-anastomose. Indicada angioplastia.

Resultados

Descrição de caso: Paciente realizou angioplastia e implante de stent farmacológico, tamanho 2,25 X 12 mm, feita com sucesso e sem intercorrências. Ecocardiograma na ocasião: VE = 42/27; AE = 34; Ao = 30; septo = 8; parede posterior = 8 mm; FE = 66%; sem outras alterações dignas de nota. Já se passara 48 meses após a última intervenção e a paciente encontra-se assintomática e apenas em uso regular de aspirina, bloqueador de receptor de angiotensina, diurético tiazídico e metformina.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O implante de stents em enxertos de MIE-DA é um método seguro, eficaz e bem indicado em situações de disfunção do VE causada por isquemia miocárdica.

Palavras Chaves

Edema pulmonar, isquemia miocárdica, função ventricular esquerda normal

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Alagoas - Brasil

Autores

Gabriela Monte Tenório Taveira, Francisco de Assis Costa, Maria Alayde Mendonça, Ivan Romero Rivera, José Maria G. Fernandes