14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Recorrência de TVP devido a Síndrome de May Thurner: relato de caso

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de May Thurner é uma situação clínica na qual a artéria ilíaca comum direita comprime extrinsecamente a veia ilíaca comum esquerda. É mais comum no sexo feminino entre a segunda e quarta décadas de vida. Apesar das evidências de que essa pequena alteração anatômica pode ser a causa básica de uma lesão patológica importante, como trombose venosa profunda (TVP), ainda trata-se de uma síndrome subdiagnosticada.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com segundo episódio de TVP desencadeada pela Síndrome de May Thurner.

Delineamento/Métodos

Descrição do caso

Resultados

B.S.S.M, sexo feminino, 33 anos, com antecedente de estudo angiográfico e evidência de síndrome de May Thurner, histórico de TVP aos 19 anos idade e de internação há uma semana devido a quadro de abscesso amigdaliano. Deu entrada em nosso serviço com quadro de dor intensa em panturrilha esquerda. Ao exame físico, apresentava edema discreto na perna esquerda, associada a hipertermia e hiperemia local e sinal de Bancroft positivo e sinais de Homans e Bandeira negativos, sendo então diagnosticada com TVP em veias poplítea e safena parva à esquerda pelo exame ultrassonográfico. Assim, foi optado pela anticoagulação por seis meses para posteriormente reavaliar a possibilidade de tratamento endovascular da Síndrome de May Thurner.

Conclusões/Considerações finais

A artéria ilíaca comum direita, sobrejacente à veia ilíaca esquerda, parece induzir à obstrução parcial da veia por obstrução mecânica, e por hipertrofia intimal extensa da veia resultante das repetitivas compressões decorrentes do pulso arterial sobrejacente. Portanto o diagnostico precoce é essencial para evitar complicações da TVP e graus variados de insuficiência venosa crônica. Apesar da estimativa de que esta condição exista em 2 a 5% dos pacientes portadores de doença venosa dos membros inferiores, muitos casos de TVP em membro inferior esquerdo têm permanecido sem este diagnóstico etiológico, principalmente devido à substituição da flebografia pelos métodos não invasivos, como o ultrassom Doppler colorido, para o diagnóstico das doenças venosas dos membros inferiores.

Palavras Chaves

Sindrome May Thurner, TVP recorrente

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Uberaba - Minas Gerais - Brasil

Autores

LUANA REZENDE GUIMARÃES, PAULA KAROLINE PIAU REIS, GUILHERME DUARTE TEIXEIRA, DANIELLE CRISTINA FRANCO SANTOS, KELLEN KRISTINA CORREA