14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: MESOTELIOMA PAPILÍFERO DE PLEURA E O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL COM ADENOCARCINOMA METASTÁTICO

Fundamentação/Introdução

O mesotelioma maligno é um raro tumor primário de pleura, com origem nas células mesoteliais que revestem o espaço pleural. Predomina em indivíduos do sexo masculino, sendo uma proporção 5:1 mulheres. Em 80 a 85% dos casos está relacionado à exposição ocupacional a asbesto, em trabalhadores de construção civil e industrias. O risco em desenvolver tal neoplasia após exposição prolongada ao asbesto pode chegar a 10% durante a vida, sendo proporcional ao tempo de exposição, e ocorre cerca de 30 a 40 anos após o início do contato.

Objetivos

Relatar um caso de mesotelioma papilífero de pleura e exemplificar as dificuldades no diagnóstico diferencial histopatológico deste tumor.

Delineamento/Métodos

Relato de caso

Resultados

A.F.N., sexo masculino, 50 anos, hipertenso, admitido devido quadro de dispneia progressiva e tosse seca de início há 20 dias, sem outros sintomas associados (febre, dor torácica, hemoptise, emagrecimento). Referia trabalhar em construção civil desde os 15 anos de idade e desde a infância ajudava seu pai a cerrar telhas de amianto. Foi submetido a radiografia de tórax que evidenciava derrame pleural volumoso à esquerda. Realizada toracocentese propedêutica e alívio e biópsia pleural. Tomografia de tórax evidenciou derrame pleural à esquerda com espessamento da pleura e presença de nódulos duvidosos, podendo corresponder a implantes secundários. A análise do liquido pleural mostrava exudato e citologia oncótica com presença de numerosas células mesotelias atípicas. A análise anatomopatológica da pleura foi inconclusiva, mas sugeria adenocarcinoma metastático. Porém a imunohistoquimica diagnosticou mesotelioma papilífero de pleura bem diferenciado. Paciente submetido a pleurodese e posteriormente encaminhado para inciar tratamento quimioterápico.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico histológico do mesotelioma papilífero de pleura não é simples. Muitas vezes a avaliação inicial com toracocentese e biópsia pleural fechada não são suficientes para diferenciar um mesotelioma de um adenocarcinoma metastático. Este relato exemplifica um paciente com fatores de risco para mesotelioma que apresentava citologia oncótica e biopsia pleural sugestivos de adenocarcinoma e imunohistoquímica que revelou mesotelioma, demonstrando como em muitos casos o diagnóstico da neoplasia requer cuidado, principalmente pelas diferentes condutas terapêuticas e prognósticos relacionados a cada tumor.

Palavras Chaves

Mesotelioma
Neoplasia maligna de pleura
Asbesto
Doenças ocupacionais

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Tati Guerra Pezzini Assis, Antonio Vitor Santos Fiuza, Giulia Mendelez Conigliaro, Douglas Dias e Silva, Camila Silva Coradi