14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL BACTERIOLÓGICO EM UMA UTI MISTA NO MUNICÍPIO DE SANTA RITA PARAÍBA-PB

Fundamentação/Introdução

A assistência em UTI é constantemente desafiada por infecções relacionadas a procedimentos invasivos, que resultam no aumento da morbimortali¬dade, no tempo de internação e nos custos. A infecção hospitalar é mais séria na UTI. Neste ambien¬te o paciente está mais exposto ao risco de infecção, haja vista sua condição clínica e a variedade de procedimen¬tos invasivos rotineiramente realizados.

Objetivos

Este estudo visa caracterizar o perfil bacteriológico, grau de resistência aos antimicrobianos, sítios mais comuns de infecção e mortalidade na unidade de terapia intensiva do Hospital Governador Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita-PB

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo de coorte do tipo documental retrospectivo, explicativo e descritivo com abordagem quantitativa realizada na UTI do Hospital e Maternidade Governador Flávio Ribeiro Coutinho, localizado no Município de Santa Rita-PB. A população estudada foi composta por 72 pacientes submetidos à coleta de material para cultura e antibiograma no período de 2011 a 2012

Resultados

A sensibilidade das bactérias: Escherichia coli com 63,6% sensibilidade a amicacina (p< 0,001), Klebsiella pneumoniae com 36,4% sensibilidade a amicacina (p< 0,001), Pseudomonas 66,7% a amicacina (p< 0,001) e cefepime (p= 0,001), Staphylococcus aureus 77,8% a sulfametoxazol – trimetropim e tetraciclina, ambos (p<0,001) e Staphylococcus epidermidis com 100% sensibilidade a tetraciclina (p< 0,001). A resistência das bactérias obteve: Escherichia coli com 36,4% resistência a levofloxacino (p=0,023) e ciprofloxacino (p=0,027), Klebsiella pneumoniae com 45,5% de resistência a sulfametoxazol – trimetropim (p< 0,001), levofloxacino (p= 0,023) e ciprofloxacino (p=0,027), Pseudomonas 40 % a ceftriaxona (p< 0,002) , Staphylococcus aureus 55,6% a clindamicina, eritromicina, ambos (p<0,001), levofloxacino (p=0,023) e ciprofloxacino (p=0,027), e Staphylococcus epidermidis com 88,9% resistência a eritromicina, gentamicina (p< 0,001), levofloxacino (p=0,023) e ciprofloxacino (p=0,027).

Conclusões/Considerações finais

Observamos que temos uma nítida prevalência de doenças respiratórias, as bactérias que dominam nosso ambiente são os gram. negativos Pseudomonas Aeruginosa e Klebsiela Pneumoniae, os antimicrobianos mais associados à resistência microbiana são a cefalosporina de terceira geração ceftriaxona, as quinolonas ciprofloxacino e levofloxacino e também a sulfametoxazol-trimetropim, clindamicina e eritromicina.

Palavras Chaves

Resistência Antimicrobiana. Unidade de Terapia Intensiva. Perfil Bacteriológico.

Área

Clínica Médica

Autores

Ayane Nayara Simão, Agra Niedje Paulino, Arnaldo Moreira Junior, George Robson Ibiapina, Jose Talles Simão