14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SARCOIDOSE DE PROVÁVEL ORIGEM INFECCIOSA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A sarcoidose é doença granulomatosa não infecciosa de etiologia desconhecida, cuja patogênese parece participar dos fatores genéticos, imunológicos e infecciosos, como associação à tuberculose (TB), por exemplo.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com diagnóstico de sarcoidose de provável origem infecciosa

Delineamento/Métodos

Informações obtidas em prontuário e revisão da literatura

Resultados

RELATO DE CASO. Paciente, 35 anos, brasileiro, natural e residente em Rondônia, em 2005 deu entrada no serviço de emergência do Riverside Methodist Hospital (Ohio – EUA) após crise convulsiva em casa, além de história prévia de neuro TB (2004) e história recente de dor abdominal e hematêmese. Relatou ainda que sua colega de quarto apresentara os mesmos sintomas gastrointestinais e a mesma fazia tratamento para sarcoidose. Realizado eletroencefalograma que revelou estudo anormal de ondas teta e alfa misturada e desacelerada, além de ausência de padrão epileptiforme, sugestivo de trauma intracraniano bihemisférico ou toxemia metabólica, conforme laudo. Paralelamente, realizada tomografia (TC) revelando linfodenopatia retroperitoneal e posterior laparotomia com biopsia de granuloma epitelióide não-caseoso, sugestivo de sarcoidose, além de microbiologia de abcesso peritoneal com identificação de Mycobacterium tuberculosis, laboratório com elevação de transaminases e porfobilinogênio, além de sorologias, provas reumatológicas, antígeno criptocócico sérico e mielograma negativos. Na época iniciou concomitante antibacilares e corticoterapia. Atualmente, em tratamento para sarcoidose com 15 mg/dia de prednisona e acompanhamento radiográfico do granuloma de 0,3 cm, em sua última TC, em um hospital terciário do interior de Rondônia.

Conclusões/Considerações finais

A sarcoidose é uma doença sistêmica, de etiologia não esclarecida e, portanto, sua definição é basicamente clínico-patológica, sendo caracterizada principalmente pela histopatologia de granulomas não-caseosos. Embora bactérias e fungos possam mimetizar o quadro clínico-radiológico da sarcoidose, a TB e as micoses pulmonares associadas com granulomatose são os processos mais propensos a causar confusão diagnóstica. Apesar desta raridade, no contexto de diagnóstico da sarcoidose, a TB deve ser considerada na presença de história pregressa da doença, devendo-se insistir na análise bacteriológica das amostras obtidas. O caso acima nos faz refletir sobre o hipotético papel e envolvimento das micobactérías na patogênese da sarcoidose.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED - Rondônia - Brasil, Hospital Regional de Cacoal - HRC - Rondônia - Brasil

Autores

André Nazário Olliveira, Wulgner Farias Silva, Andréia Ferreira Nery, João Antônio Veronese, Yarima Ross Querino