14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Importância do Exame Anatomopatológico no Diagnóstico de Recidiva de Neoplasia Sólida: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

O seguimento clínico de pacientes oncológicos pode ser complexo. Em um cenário de alta suspeição para a recidiva, a identificação de potenciais diagnósticos diferenciais em lesões novas é tarefa difícil, mesmo na era de modernas ferramentas propedêuticas disponíveis.

Objetivos

Demonstrar a importância do exame anatomopatológico no diagnóstico de recidiva de neoplasia sólida.

Delineamento/Métodos

Paciente M.D.T.A, 70 anos, com diagnóstico de carcinoma ductal Invasor de mama esquerda EC I (pT1 pN0 M0). Tratada com cirurgia conservadora em 26/05/2015, seguida de quimioterapia adjuvante com esquema CMF (Ciclofosfamida, Metotrexate e Fluorouracil), seguida de radioterapia. Encontrava-se em hormonioterapia também em cenário adjuvante com anastrozol havia 6 meses, quando passou a apresentar tosse seca e dispneia em repouso. A propedêutica inicial com TC de tórax revelava nódulo pulmonar no lobo inferior direito de 1,9 cm e Linfonodo para traqueal direito, de 1,0 x 1,9 cm, com neoplasia primária e metástases sendo as hipóteses diagnósticas. Foi solicitado PET CT que, por sua vez, revelou lesões hipermetabólicas em linfonodos mediastinais (SUV Max de 29,37), do hilo hepático (SUV Max 10,04) e portocavais (SUV Max 14,48). Novamente, a hipótese era de neoplasia secundária, com disseminação linfonodal.

Resultados

A paciente foi submetida a mediastinoscopia com biópsia de gânglios, cujo exame anatomopatológico revelou presença de linfadenite crônica granulomatosa com necrose caseosa e pesquisa positiva para BAAR, fechando o diagnóstico de tuberculose ganglionar.

Conclusões/Considerações finais

Com base neste caso, conclui-se que apesar de invasivo, o estudo anatomopatológico de lesões suspeitas deve ser sempre considerado. A presunção da recidiva com bases apenas em métodos de imagem pode levar a tratamentos equivocados e com graves danos ao paciente.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

Karina Nascimento Rezende, Ramon de Oliveira Souza Araujo, Rafaela Diniz Perpétuo, Michelle Oliveira Nina Rocha, Mariana Freire de Oliveira Perpétuo