Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE PACIENTES ONCOLÓGICOS SOB CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM MANAUS.

Fundamentação/Introdução

Cuidados Paliativos são prestados a pacientes com doenças progressivas e irreversíveis quando se reconhece que eles se encontram fora de possibilidades terapêuticas de cura.

Objetivos

Analisar os aspectos clínicos e epidemiológicos dos pacientes oncológicos sob cuidados paliativos num hospital de referência em Manaus.

Delineamento/Métodos

Análise dos dados clínicos e epidemiológicos através de revisão de prontuários dos pacientes inclusos no Serviço de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos (STDCP) num hospital de referência em Manaus no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2015.

Resultados

Os resultados seguintes são referentes aos 626 prontuários relevantes para esta pesquisa, onde a população masculina representou 43,13% (idade média 63,4±16,83) e a feminina 56,87% (idade média 59,6±16,66). Foram identificadas nos prontuários 35 origens diferentes de neoplasias, sendo mais frequentes nos homens (num total de 26) as de estômago (19,34%), próstata (18,98%), pulmão (8,03%), fígado (6,2%), esôfago e rim (4,74%), laringe e pele (4,38%), pâncreas (3,28%), reto (2,55%) e osso (2,19%) e nas mulheres (num total de 105) as neoplasias de útero (29,49%), mama (15,51%), estômago (8,31%), pulmão (7,76%), reto (4,99%), pâncreas (3,6%), fígado, osso e ovário (3,32%) e rim (3,05%). Em cada grupo, 5 pacientes apresentaram múltiplas neoplasias. Os casos de metástase foram mais significativos no sexo feminino, com 90 casos registrados sendo 11 de pacientes que apresentaram múltiplas metástases e 58 em estadiamento avançado. Dentre os homens, 52 casos foram verificados em metástase, onde 5 pacientes apresentaram múltiplas metástases, 44 estavam em estadiamento avançado e 1 caso era recidivo.

Conclusões/Considerações finais

Os dados apresentados ajudam a entender quais perfis de pacientes são mais prováveis a necessitarem de cuidados paliativos e devem ser usados para o melhor rastreio dos pacientes que necessitem do serviço promovendo, assim, não somente um melhor atendimento, como também uma melhor assistência aos familiares durante a doença e o luto.

Palavras Chaves

Cuidados Paliativos, Câncer

Área

Clínica Médica

Instituições

Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado de Amazonas - Amazonas - Brasil, Universidade Federal do Amazonas - Amazonas - Brasil

Autores

Pedro Paulo Rodrigues Frade, Frederico Carmo Silva, Gabriel Eidi Souza Tuda, Mylena Miki Lopes Ideta, Cinthya Iamile Frithz Brandão Oliveira

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017