14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA MORTALIDADE NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2015

Fundamentação/Introdução

A mortalidade é considerada um dos principais índices epidemiológicos medidos através da contagem do número de mortos em uma determinada região à qual se quer estudar, levando em consideração uma variação temporal pré-definida. O estudo da mortalidade de uma localidade constitui um instrumento essencial para a avaliação da qualidade da saúde de uma região e possibilita traçar melhorias ao serviço.

Objetivos

Identificar o perfil epidemiológico da mortalidade geral no município de Santarém-PA, no período de 2007 a 2015, as características clínicas de cada grupo avaliado;Identificar as principais causas de mortalidade nesse período, separando as causas em grupos de acordo com os capítulos da Classificação Internacional de doenças CID-10;Caracterizar, quanto ao contexto clínico e epidemiológico, esta população, de acordo com as variáveis disponíveis no banco de dados analisados, tais como: sexo, principais causas de mortalidade, faixa etária mais acometida, raça/cor, grau de instrução, dentre outras informações que podem estar contidas nesse sistema de informação;.

Delineamento/Métodos

estudo tem um caráter descritivo e quantitativo de maneira retrospectiva. Utilizou o sistema de informação de mortalidade para obtenção dos dados e os dados secundários da DIVISA de Santarém para realização do estudo, de acordo os preceitos da Declaração de Helsinque e do Código de Nuremberg, sendo respeitadas as normas para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos do Conselho Nacional de Saúde (Res. CNS 196/96).

Resultados

Observou-se após análise dos dados que ocorreram 12.771 mortes em Santarém nesse período. Sendo que a maioria dos óbitos foram homens (59%), casados (30,35%), maiores de 50 anos (68%), indivíduos raça parda (67%) e com até três anos de estudo completos (43%). A principal causa de morte em Santarém foram as doenças cardiovasculares (21,82%), seguida de causas mal definidas (14%), mortes perinatais (12,12%), neoplasias (11,30%) e causas externas (9,14%). Através dessa pesquisa concluiu-se que Santarém possui particularidades importantes na mortalidade em relação a outras regiões do Brasil e do Pará, pois em cidades do Sul e Sudeste do Pará, observa-se alto índice de mortes por agressões e homicídios, o que retrata a violência nessas regiões.

Conclusões/Considerações finais

necessidade de melhorias no grau de cobertura do sistema de informações sobre mortalidade no Estado do Pará, mais especificamente em Santarém, para melhorar a qualidade dessas informações para melhor definição da qualidade do sistema de saúde da região.

Palavras Chaves

epidemiologia; mortalidade; região norte; santarém

Área

Clínica Médica

Instituições

uepa - Pará - Brasil

Autores

gabriel aquime de souza, janderson figueira ferreira, GIZELLE AQUIME DE SOUZA, maysa carla paiva terasawa