Reação Medicamentosa com Eosinofilia e Sintomas Sistêmicos (DRESS) associada ao uso de Carbonato de Lítio
A pele é um dos órgãos mais acometidos por reações medicamentosas adversas. Elas devem ser reconhecidas precocemente, pois a retirada do agente causador reduz sua morbidade. A DRESS (Reação Medicamentosa com Eosinofilia e Sintomas Sistêmicos) é uma das reações adversas cutâneas graves (SCAR). Sua fisiopatologia engloba alterações específicas no metabolismo de medicamentos e mecanismos imunológicos. A incidência é estimada entre 1 em 1.000 a 10.000 exposições a medicamentos.
O objetivo desse relato de caso é descrever um caso raro de DRESS associado ao uso do carbonato de lítio.
Paciente do sexo feminino, 77 anos, com história prévia de hipertensão arterial, diabetes, fibrilação atrial, depressão, alergia à dipirona e diclofenaco, em uso de losartana, metformina, ácido acetilsalicílico, carvedilol, espironolactona, escitalopram e omeprazol. Apresentou exantema maculopapular, febre, queda capilar e úlceras orais 30 dias após iniciar uso de carbonato de lítio 450mg ao dia. Sem uso de qualquer medicamento novo em 4 meses. Após 20 dias do início dos sintomas, foi atendida em Hospital Terciário com exantema maculopapular, áreas de descamação, predominantes em membros e face, além de edema e lesões purpúricas palmo-plantares. Apresentava-se febril e dispneica, sem linfonodos palpáveis. Exames laboratoriais revelavam leucocitose, eosinofilia, linfócitos atípicos, disfunção hepática e renal. O diagnóstico de DRESS foi estabelecido por critérios clínicos do RegiSCAR. O uso do carbonato de lítio foi suspenso imediatamente e iniciada corticoterapia com prednisona 1 mg/kg. A biópsia de pele mostrou dermatite crônica espongiótica inespecífica com escoriações. A paciente permaneceu internada por 10 dias, com melhora progressiva das disfunções e lesões de pele.
O carbonato de Lítio é um estabilizador de humor utilizado como primeira linha no tratamento de bipolaridade. Apesar de sua alta eficácia apresenta potencial para diversas reações adversas, inclusive lesões cutâneas pouco comuns. DRESS é uma reação sistêmica idiossincrática grave à drogas caracterizada por um período de latência de 2 a 6 semanas, febre, exantema, envolvimento visceral, principalmente hepático. Quarenta e quatro drogas são descritas associadas a DRESS, mas lítio não é relatado como uma causa clássica. Apenas dois casos reportados previamente associaram DRESS ao uso de lítio.
Apesar do pequeno número de casos descritos, deve-se considerar o lítio como potencial agente causador dessa reação grave.
DRESS, lítio, reação medicamentosa, eosinofilia
Clínica Médica
Henrique Demeneck, Ana Beatriz Brenner Affonso da Costa, Fernanda Perin Maia da Silva, Bruna Fornazari, Gibran Avelino Frandoloso