14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SÍNDROME DE DRESS DESENCADEADA PELO USO DE CARBAMAZEPINA

Fundamentação/Introdução

A síndrome de reação a drogas com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS – do inglês Drug Reaction with Eosinophilia and Systemic Symptoms) é uma entidade rara. Neste relato de caso iremos descrever um típico caso de síndrome de DRESS e suas intercorrências.

Objetivos

Lembrar ao clínico geral esta forma de rash cutâneo induzido por drogas, com mortalidade podendo chegar a 10% dos casos.

Delineamento/Métodos

Relato de Caso.

Resultados

R.F.S., feminina, 38 anos, em uso de Carbamazepina há 30 dias. Admitida neste serviço, apresentando linfonodomegalia, febre (até 38,8ºC), e rash cutâneo com intenso prurido - com exantema morbiliforme em face e extremidades, com bolhas tensas em regiões flexoras, edema facial, descamação cutânea em couro cabeludo e tronco.
Alterações laboratoriais incluíram leucocitose com eosinofilia (63.000/18.416) e alterações de função hepática e renal. Sorologias e provas reumatológicas negativas. Ultrassonografia de abdome total com pequena quantidade de líquido livre na cavidade. Radiografia de tórax com derrame pleural bilateral moderado.
Paciente evoluiu durante internação com quadro respiratório inespecífico, com taquidispnéia, queda da saturação de oxigênio pela oximetria de pulso e estertores bibasais. Assim como, dor abdominal difusa, com leve distensão; dor em extremidades e cianose em extremidade distal em membro superior esquerdo.
O tratamento instituído incluiu corticoterapia tópica e sistêmica com melhora progressiva do quadro.

Conclusões/Considerações finais

A síndrome de DRESS é desencadeada pela resposta imune ao início do uso de algum fármaco, geralmente a carbamazepina, com período de latência entre 2-8 semanas. A incidência é estimada em 0.9:100,000 habitantes na população geral.
O quadro clínico geralmente inicia com febre, linfadenopatia difusa e erupção cutânea, a qual se apresenta com eritema morbiliforme. Pode haver associação com bolhas tensas. Os órgãos tipicamente envolvidos em ordem decrescente são: fígado, rim e pulmões.
O diagnóstico é definido na presença de suspeita de relação causal entre o uso da medicação e aparecimento de reação adversa que inclui dois ou mais dos critérios: Rash cutâneo agudo; Envolvimento de pelo menos um órgão interno; Linfadenopatias em pelo menos dois sítios diferentes; Linfocitose, eosinofilia ou trombocitopenia; Febre maior que 38°C.
O tratamento consiste na imediata suspensão da medicação desencadeante, acompanhado de corticóide tópico e/ou sistêmico.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital da Cidade - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Paula Jaskulski, Bruna Reolão, Bruna Gheller, Daniele Comin