14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Neoplasias hematológicas: rastreio imediato e atenção às emergências

Fundamentação/Introdução

Neoplasias hematológicas constituem patologias com série de intercorrências do ponto de vista metabólico e infeccioso. O diagnóstico precoce, rastreio de comorbidades, início de terapêutica e atenção às emergências oncológicas são pilares para a assistência.

Objetivos

Relato de caso de cliente com diagnóstico de Neoplasia Hemato proliferativa com diversas emergências oncológicas e com diagnóstico tardio de vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Delineamento/Métodos

Homem, 42 anos, pardo, sem comorbidades prévias segundo o mesmo, com massa cervical esquerda de mais ou menos 6 cm no maior diâmetro, associada à sudorese noturna e perda ponderal maior que 10% em 6 meses. Realizou investigação onde foi constatado através de estudo de imagem e histopatológico/imunohistoquímico de Linfoma não Hodgkin difuso de grandes células B (CBG – centro germinativo) ​estágio IVB​ em linfonodo cervical além de múltiplas massas sólidas no fígado, linfonodomegalias peri-aórticas e infiltração em sistema nervoso central, possuindo sorologias para hepatites e sífilis negativas e com relato verbal de HIV também negativo, tais exames realizados em outra instituição.

Resultados

Apresentou quadro de compressão vascular com trombose em vasos venosos cervicais (jugular esquerda) e sistema nervoso central (seio sagital) com necessidade de radioterapia de urgência. Após a radioterapia evoluiu com Síndrome da Lise Tumoral e Hipercalcemia Maligna. Realizou parcialmente quimioterapia com o esquema R - CHOP evoluindo, posteriormente, com diversos processos infecciosos e sem controle de doença de base. Paciente extremamente grave, em cuidados paliativos, foi solicitado sorologia para HIV com resultado positivo 1 semana antes do óbito.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico e manejo das emergências oncológicas, no atual caso exemplificadas pela compressão vascular, síndrome da lise tumoral e hipercalcemia maligna, são primordiais ao emergencista e intensivista, e a confirmação sorológica com investigação clínica ao paciente hematológico também, visto que o linfoma associado ao HIV neste caso clínico possuiria terapêutica distinta.

Palavras Chaves

Emergências Oncológicas; Linfoma; Urgência e Emergência; HIV

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Adventista de Manaus - Amazonas - Brasil

Autores

Jerocílio Maciel de Oliveira Júnior, Samir Salim Elgaly, Renata Teodora Jales Barreto, William Hiromi Fuzita, João Hugo Abdalla Santos