14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Sindrome Nefrotica secundaria a Doenca de Berger

Fundamentação/Introdução

Frente ao estudo de caso apresentado, acrescentar maiores conhecimentos à cerca da Doença de Berger, uma vez que o precoce e efetivo diagnóstico e tratamento proporcionará ao paciente melhor qualidade de vida.
Na prática clínica, poucos casos são evidenciados, portanto a ineficácia diagnóstica e terapêutica resultará em danos irreversíveis à função renal.

Objetivos

Relatar um caso de Doença de Berger em um adulto jovem, correlacionando a conduta clínica e evolução com a revisão da literatura.
Enfatizar a importância do diagnostico precoce e tratamento da Doença de Berger em pacientes que se manifestam com Síndrome Nefrótica

Delineamento/Métodos

Estudo realizado no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (CHPEO), a partir da revisão de prontuário médico no SAME e relatório de caso descritivo, cujo paciente acompanha no ambulatório de Nefrologia da PUC

Resultados

M.B.C, 17 anos,masculino com historia de edema periorbitário de 1 mês de evolução, que acometeu membros superiores e membros inferiores, com ganho ponderal de aproximadamente 10 kg, exames laboratoriais evidenciaram proteinúria nefrótica, recebeu alta hospitalar com HD de síndrome nefrotica em uso de prednisona por 10 dias sem melhora, encaminhado ao Ambulatório de Nefrologia.
Evolui com piora do quadro apesar da terapêutica empírica, optando por realizar biopsia renal que evidenciou Nefropatía por IgA, forma proliferativa mesangial mínima (Oxford M0 E0 S0 T0) Fez uso de Prednisona 1 mg/kg/día por 4 semanas, evoluindo com melhora clínica e laboratorial, com função renal normal e sem evidencias de novos episódios de proteinúria

Conclusões/Considerações finais

Conclusao: O presente caso clínico, torna claro que o efetivo manejo terapêutico direcionado a Síndrome Nefrótica secundária a Doença de Berger , caracterizada por proteinúria maciça, edema, hipoproteinemia e dislipidemia, uma vez que tratado a tempo pode evoluir sem grandes danos na função renal. A biopsia renal foi indispensável para a confirmação do diagnóstico e escolha terapêutica adequada. Para tanto, o manejo terapêutico deve ser baseado no quadro clínico, lesão histológica e fatores de risco. Tais condutas impediram a evolução da doença, beneficiando assim à melhora clínica e a qualidade de vida.

Palavras Chaves

Palavras chaves: Doença de Berger; Nefropatia IgA; Diagnóstico; Tratamento.

Área

Clínica Médica

Autores

Maria Veronica Russo Macchi, Aline Silva Bueno, Olivia Felicioni Oliveira