14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO PRÉVIO E A PROCEDÊNCIA COM AS VÍTIMAS DE ACIDENTES: UM ESTUDO DA PRESTAÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS POR UNIVERSITÁRIOS.

Fundamentação/Introdução

Em situações de emergência a avaliação da vítima e seu atendimento devem ser eficazes, permitindo a redução de sequelas e o aumento da sobrevida. A falta de conhecimento por parte da população, em muitos casos, acarreta inúmeros problemas, como o estado de pânico ao se deparar com o acidentado, a manipulação incorreta da vítima e a solicitação excessiva e, às vezes, desnecessária do socorro especializado em emergência.

Objetivos

Investigar a existência de associação entre ter treinamento prévio em primeiros socorros com a consciência de como proceder com as vítimas de um acidente em estudantes do ensino superior do município de Vassouras-RJ.

Delineamento/Métodos

Este é um estudo experimental analítico explicativo transversal com a participação de 70 acadêmicos com 24,9 ± 8,06 anos de idade do 1º ano dos cursos de Enfermagem e Pedagogia de uma universidade do município de Vassouras-RJ. Foi aplicado um questionário semi-estruturado de 12 questões de múltipla escolha referentes ao conhecimento sobre PS. Todos os alunos foram convidados a participar da pesquisa desde que concordassem voluntariamente e firmassem compromisso com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Severino Sombra sob parecer número 1.804.039. Para investigar a existência de associação entre ter treinamento prévio em primeiros socorros com a consciência de como proceder com as vítimas de um acidente, utilizou-se o teste de qui-quadrado. O nível de confiança adotado foi de 95% e o valor de p considerado estatisticamente significante quando <0,05. O software InStat GraphPad foi usado para análise estatística (GraphPad InStat version 6.00, GraphPad Software, San Diego, CA, USA).

Resultados

Ao analisar se existia associação entre conhecimento frente a um acidente e preparo no atendimento, foi observado que 40 dos 70 graduandos (57,1%; p=0,0001) não apresentavam treinamento prévio e por isso não sabem como prestar socorro

Conclusões/Considerações finais

Percebe-se a importância da população universitária em ser esclarecida e treinada para atender vítimas em situações de emergência a fim de evitar a imobilidade do socorrista no momento de decidir como proceder.

Palavras Chaves

Primeiros socorros; universidade; conhecimento

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Severino Sombra - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Raimundo Marcial de Brito Neto, Mario Henrique Cheves Guedes, Jéssica Teles Sousa Gomes, Paula Pitta de Resende Côrtes, Marco Aurélio dos Santos Silva