14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇÕES PULMONARES E DA COLUNA CERVICAL EM PACIENTE COM ARTRITE REUMATÓIDE: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune inflamatória crônica com prevalência em mulheres de trinta a quarenta anos. Apresenta poliartrite periférica e simétrica com potencial deformante variável em articulações periféricas e coluna cervical. Um dos sítios mais comuns de lesão do desenvolvimento da patologia é a lesão pulmonar podendo evoluir para Doença Pulmonar Intersticial. E uma importante complicação é o acometimento da coluna cervical.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com lesão pulmonar e acometimento da coluna cervical devido as complicações da AR.

Delineamento/Métodos

As informações foram obtidas por meio de revisão de prontuário, registro fotográfico dos métodos diagnósticos. O relato foi submetido à revisão bibliográfica no banco de dados Pub Med.

Resultados

LFSL, 44 anos, sexo feminino, raça branca, professora, foi encaminhada ao ambulatório de reumatologia do Hospital Escola Álvaro Alvim com diagnóstico de AR desde os 21 anos de idade quando apresentou poliartrite simétrica de grandes e pequenas articulações. Paciente fez acompanhamento em outro serviço médico sendo submetida a tratamentos com drogas modificadoras da doença sem sucesso. Na admissão, apresentava queixa de dispneia e tosse seca com alterações do exame físico respiratório. Foram solicitados exames de imagem, espirometria, radiografias de mãos e pés para avaliação complementar, evidenciando: deformidade arquitetural associada a alterações em vidro fosco; Distúrbio Ventilatório Restritivo grau II; osteopenia em ossos do carpo e erosão da cabeça do 5° metatarso do pé esquerdo. A biópsia pulmonar foi realizada evidenciando um padrão compatível com Pneumonia Intersticial. Foi iniciado tratamento com corticóide e pulsoterapia mensal com Ciclofosfamida com melhora do quadro pulmonar, porém piora do quadro articular. Sendo assim a proposta terapêutica foi associada ao Rituximabe. Com a progressão do uso do medicamento ocorreu melhora clínica e laboratorial dos sintomas referidos. Após o segundo ano de estabilidade clínica houve sintomas de cervicalgia. Na investigação por métodos de imagem foram observados erosões do processo odontóide sendo necessário o acréscimo de Metotrexato associado à Prednisona e Rituximabe com sucesso terapêutico.

Conclusões/Considerações finais

Os benefícios do uso do Rituximabe se mostraram eficazes no controle das complicações decorrente da AR, possibilitando a estabilização e melhora da qualidade de vida.

Palavras Chaves

artrite reumatoide; rituximabe; pulmão; cervical.

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL ESCOLA ALVARO ALVIM - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MARIANE LIMA CORREA DA SILVA, MARINA MENDONÇA BARBOSA, JOÃO VICTOR GHIRALDI, ALÍCIA SOUZA DE ANDRADE, BRUNO MARCONDES RAMOS BRUM