14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico de neoplasia pulmonar em centro de referência em trauma, Belo Horizonte – a importância da propedêutica do derrame pleural.

Fundamentação/Introdução

A avaliação do derrame pleural é fundamental no diagnóstico de afecções importantes e de alta morbimortalidade, como doenças neoplásicas, inclusive em pacientes sem fatores de risco.

Objetivos

Descrever relato de caso sobre processo diagnóstico de neoplasia pulmonar a partir do estudo do líquido pleural, em centro de referência em trauma. 


Delineamento/Métodos

J.P.S, sexo masculino, 76 anos, proveniente de Belo Horizonte, jardineiro, previamente hígido, não tabagista, admitido em centro de referência em trauma com dispnéia aos mínimos esforços, tosse seca, perda ponderal de 3 kg, 1 mês de evolução. Ao exame físico, murmúrio vesicular reduzido à direita e macicez à percussão. Radiografia de tórax demonstrou derrame pleural e tomografia computadorizada (TC) de tórax sem evidências de outras alterações. Coletadas 3 amostras de BAAR no escarro, negativas. Procedeu-se toracocentese diagnóstica e de alívio: líquido exsudativo pelos critérios de Light. Rapidamente o derrame recorreu, sendo necessária nova punção. Acrescidos BAAR, ADA e citologia oncótica ao estudo do líquido, negativos. Líquido novamente recoletou e optado por biópsia (Bx) pleural, indisponível no centro em questão.

Resultados

Após contato com outros hospitais, paciente encaminhado para centro de referência em pneumologia/cirurgia torácica para procedimento, com retorno ao hospital de origem. Bx coletada às cegas identificou adenocarcinoma metastático pleural e material enviado à imunohistoquímica. Na internação, apresentou episódios de cefaléia frontal, vespertina e acompanhada de vômitos. TC de crânio contrastada demonstrou lesão hipoatenuante frontal à esquerda e edema perilesional, sugerindo metástase. Ressonância magnética identificou múltiplas lesões compatíveis com metástase cerebral. Além disso, evoluiu com dor abdominal e constipação. TC contrastada de abdome com provável comprometimento hepático. Após 1 mês, liberada imunohistoquímica compatível com sítio primário pulmonar. Paciente transferido a hospital oncológico para tratamento específico.

Conclusões/Considerações finais

A identificação de foco primário em cancêr metastático é extensa e onerosa, porém foi alcançada em hospital público de referência em trauma em apenas 1 mês. Apesar do prognóstico reservado, a rapidez do diagnóstico possibilitou transferência a centro oncológico para tratamento específico. Vale ressaltar a oportunidade de orientação e possível rastreio de familiares por se tratar de neoplasia pulmonar em indivíduo sem fator de risco.

Palavras Chaves

Derrame pleural; Câncer metastático; Adenocarcinoma de pulmão.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital João XXIII - Minas Gerais - Brasil

Autores

Claudia Loures de Assis, Luiza Ferreira Ribeiro Tadeu, Luiz Guilherme Pimenta de Carvalho, Robson S Borges