14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM MULHERES CLIMATÉRICAS

Fundamentação/Introdução

Apesar da importância da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no contexto das doenças cardiovasculares, a sua prevalência ainda é pouco conhecida no climatério.

Objetivos

Estimar a prevalência de HAS em mulheres climatéricas.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo transversal e quantitativo realizado no período de 2014 a 2015, cuja população alvo foi composta por 30.801 mulheres climatéricas cadastradas em 73 unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs), não sendo incluídas as gestantes, puérperas e pessoas acamadas. A amostragem foi do tipo probabilístico e a seleção da amostra ocorreu em dois estágios. Inicialmente, as ESFs foram selecionadas por conglomerados, perfazendo um total de 20 unidades da zona rural e urbana. Foram consideradas elegíveis para participarem da pesquisa as mulheres com idade entre 40 e 65 anos. Após essa seleção, essas mulheres foram convidadas pelos agentes comunitários de saúde, para se apresentarem na unidade, em data previamente estabelecida. Para cada unidade, foram selecionadas 48 mulheres, perfazendo um total de 960 mulheres convocadas. Entretanto, a amostra final correspondeu a 874 mulheres climatéricas. Foram avaliadas como hipertensas as mulheres com pressão arterial ≥ 130/85mmHg, ou em uso de medicamentos anti-hipertensivos. Para análise estatística foi estimada a prevalência, através do cálculo de frequência.

Resultados

A idade média da amostra foi de 51,03 (dp±7,19) anos, sendo que 41,4% (n=362) foram consideradas mulheres normotensas e 58,6% (n=512) hipertensas. A prevalência de HAS foi considerada elevada, podendo ser justificada pela carência estrogênica característica da transição menopáusica.

Conclusões/Considerações finais

A HAS esteve presente na população estudada e os resultados alcançados mostram a importância de intensificação de programas de controle da HAS, visando reduzir essa prevalência por meio da prevenção e melhorar, dessa maneira, a qualidade de vida das mulheres climatéricas.

Palavras Chaves

Obesidade; Hipertensão; Climatério.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Verde Norte – FAVENORTE - Minas Gerais - Brasil, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc - Minas Gerais - Brasil, Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes - Minas Gerais - Brasil

Autores

Maria Suzana Marques, Letícia Diniz Cunha, Alenice Aliane Fonseca, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Josiane Santos Brant Rocha