14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Lúpus Eritematoso Sistêmico como causa de anemia crônica em paciente Idoso – uma visão etiológica multifatorial: relato de caso.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO:O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de caráter autoimune,mais frequente em mulheres na terceira década de vida.O diagnóstico é baseado nos critérios que incluem lesões renais. A Miocardite Lúpica é um achado de lesão secundária feita em apenas 10% dos pacientes acometidos.As lesões renais chegam a acometer de 30-50% dos pacientes.Por ser uma doença multissistêmica com apresentação clínica variável o diagnóstico de LES pode ser difícil principalmente na avaliação inicial.

Objetivos

OBJETIVO:Relatar investigação de anemia crônica não-hemolítica em paciente idosa que cursou com diagnóstico de LES com acometimento renal e cardíaco.


Delineamento/Métodos

DESCRIÇÃO DE CASO:Paciente do sexo feminino,62 anos,procura serviço de hematologia com astenia,inapetência,alopécia avançada,edema de MMII,febre diária e tosse secretiva.Histórico de artralgia em mãos e punhos sem rigidez matinal.Exame laboratorial:anemia (monocitopenia) sem evidências de hemólise,causa carencial,associação com doença infecciosa crônica,alterações endocrinológicas ou doenças linfoproliferativas. Teste treponêmico positivo com baixos títulos de VDRL(1: 8, 1:16).Fator Reumatoide positivo.Diante do quadro clínico, fez-se necessária uma pesquisa para LES.Resultado do Fator Anti-nuclear (FAN) foi fortemente reagente,com padrão nuclear homogêneo>1:640.Outros exames:Proteinúria de 24 horas:1020mg,Creatinina:1,36 e Ureia:73;Anti-RO:240;Anti-ribonucleoproteína:negativo;Anti-smith:negativo,Frações C3/C4:reduzidos.Diagnóstico de LES feito com 5 critérios dos 7.

Resultados

O VDRL reagente,apesar de tratado como sífilis,pode mostrar um resultado sorológico falso positivo ocasionado pelo LES.Devido a proteinúria e hematúria com alteração da função renal,foi solicitada uma biópsia renal que revelou alterações compatíveis com lesões proliferativas difusas(classe IV da classificação de nefrite lúpica da International Society of Nephrology/Renal Pathology Society 2003).Em retorno,apresenta dispneia e hipertensão arterial.Solicitado ecocardiograma evidenciou-se disfunção sistólica global biventricular sugestiva de miocardite.Paciente encaminhada para tratamento imunossupressor com pulsos de corticoide associado a ciclofosfamida mensal para controle do LES.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO:Apesar da Anemia ser uma patologia muito recorrente nos consultórios,a investigação clínica deve ser minuciosa,pois pode manifestar-se em patologias de controle complexo,como o LES. Sem o tratamento adequado o prognóstico é reservado.

Palavras Chaves

Lúpus Eritematoso Sistêmico; Anemia; Nefrite Lúpica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Alagoas - Alagoas - Brasil

Autores

Laís Rosa Farias Magalhães, Mariana Cunha Melo, Jéssyca Andrade Leite, Renata Torres de Andrada Ferraz, Rafael Fernandes Vanderlei Vasco