14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Linfoma Primário de SNC: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

O linfoma primário do sistema nervoso central (LPSNC) é um tipo de linfoma extralinfonodal raro dentre as neoplasias do SNC cujo subtipo mais comum é o linfoma difuso de grandes células B . O risco de acometimento aumenta em pacientes HIV positivos, tendo os casos não relacionados à SIDA acometendo indivíduos com idade média de 60 anos.

Objetivos

Relatar um caso de LPSNC não relacionado ao HIV.

Delineamento/Métodos

Mulher, 50 anos, previamente hígida, sem comorbidades, procurou a emergência queixando-se de perda do equilíbrio, necessitando de ajuda para deambular associado a náuseas e vômitos. Relata ainda cefaléia ocasional, de moderada intensidade, localização imprecisa e aparecimento recente, com melhora parcial após uso de neosaldina. Ao exame neurológico: Glasgow de 15, pupilas isofotorreagentes, fundoscopia sem edema de papila, movimento extrínseco ocular preservado, ausência de nistagmo em repouso, apresentava ataxia axial e disdiadococcinesia mais pronunciada a direita.

Resultados

Realizou uma TC de crânio que mostrou uma lesão expansiva em cerebelo com edema perilesional e uma ressonância magnética do crânio que descreveu uma formação expansiva na fossa posterior à direita, comprometendo principalmente o pedúnculo cerebelar médio e hemisfério cerebelar adjacente, com sinais de neoangiogênese e hipercelularidade, favorecendo a possibilidade de etiologia neoplásica. Para elucidação diagnóstica realizou-se uma biópsia da lesão cerebelar com estudo imunohistoquímico: CD20 positivo e Ki-67 positivo em 90% das células neoplásicas, tendo como conclusão um linfoma de células B de alto grau. Destaca-se ainda LDH de 1096 U/L, anti-HIV negativo, beta 2 microglobulina de 1,0 mcg/ml. A paciente recebeu alta hospitalar e foi encaminhada a radioterapia, porém não conseguiu realizar o tratamento, devido ao rebaixamento do nível de consciência após 2 meses do início dos sintomas, foi internada na unidade de terapia intensiva, onde permaneceu durante 1 mês, evoluindo para óbito.

Conclusões/Considerações finais

Os linfomas primários do sistema nervoso central são frequentemente diagnosticados em pacientes portadores de HIV, porém destacamos a agressividade dessa patologia numa paciente imunocompetente.

Palavras Chaves

linfoma primário de Sistema Nervoso Central; HIV;

Área

Clínica Médica

Autores

Thaís de Assis Ferreira, Verônica França Misse, Kassia Piraciaba Barboza, Alex Batista Paulo, Janaina Rangel Lobo