14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RABDOMIÓLISE E INFECÇÃO DE PARTES MOLES EM USUÁRIO DE ANABOLIZANTES

Fundamentação/Introdução

A rabdomiólise, definida como uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lise das células musculares esqueléticas, para a circulação, é bastante comum e de etiologia multifatorial. Ocorre normalmente em indivíduos saudáveis, devido a traumatismos, atividade física excessiva, uso de anabolizantes, crises convulsivas, abuso de álcool e outras drogas ou infecções. O diagnóstico precoce e a terapêutica adequada são fundamentais para evitar a progressão para injúria renal aguda (IRA) e a necessidade de terapêutica dialítica que se associa a morbimortalidade.
Paciente, do sexo masculino, 20 anos de idade, previamente hígido, sem uso de medicamentos, em uso de anabolizantes (DECA + testosterona + Estanozolol). No dia 29/04/17, após aplicação intramuscular em músculo vastolateral da coxa direita, apresentou contratura muscular, e posteriormente dor, edema e sinais flogísticos locais. Informa também quadro autolimitado de febre não termometrada, e presença de urina de coloração alaranjada. Paciente admitido na enfermaria do HVB em 03/05/17, com piora do quadro clínico, edema importante de MID e oligúria. Realizada à admissão, CK total, com valor de 1021,0 ng/ml, duplex scan venoso que excluiu TVP, e TC de coxa D que evidenciou, sinais de importante processo inflamatório /infeccioso em partes moles, com sinais de possíveis abscessos em formação envolvendo as fibras musculares e espaços aponeuróticos em região antero lateral de toda a extensão da coxa. Após confirmação do caso, foi realizada, em primeiro momento, hidratação venosa vigorosa, com queda dos níveis de CPK, e iniciada antibioticoterapia com Clavulin. Após 2 dias de manutenção de sinais de infecção, e discursão com CCIH do HVB, feita troca do antibiótico para clindamicina + ciprofloxacino por 21dias

Objetivos

Apontar a importância de se evitar o uso de anabolizantes, na tentativa de se evitar complicações como a rabdomiólise e a infecção de partes moles.

Delineamento/Métodos

Relato de Caso

Resultados

12/05/17, foi realizada abordagem da coleção de coxa direita, onde foram encontrados necrose muscular compreendendo os três compartimentos da coxa, notadamente dos músculos vastos, reto femoral, adutores e bíceps femoral, além de grande quantidade de secreção francamente purulenta. Realizada dissecção muscular, evacuação da secreção e desbridamento dos músculos necrosados, com fechamento parcial da pele.

Conclusões/Considerações finais

No dia 29/05/17, após recuperação de tecido muscular, foi realizado o fechamento total da pele, recebendo alta após 2 dias do último procedimento.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

Christiane Alvim Soares, Firmino Rodrigues Dias Neto, Daniella Cian Nazzetta, Isabela Veras Rios Lamounier, Aldecy Alexander Moreira