14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Panorama de Hepatites Virais por classificação etiológica segundo faixa etária e fonte de infecção no estado de Minas Gerais

Fundamentação/Introdução

As hepatites virais (HV) são doenças com tropismo pelo tecido hepático que apresentam importantes particularidades e constituem um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A fim de reduzir suas incidências ou até mesmo erradicar tais infecções, é importante conhecer a população para a qual as alterações seriam direcionadas. Para tanto, deve-se considerar os aspectos epidemiológicos desse conjunto de patologias no estado escolhido, incluindo não só a prevalência segundo faixa etária, mas também suas principais fontes de infecção.

Objetivos

Expor os dados epidemiológicos das hepatites virais, segundo classificação etiológica, faixa etária e fonte de infecção no estado de Minas Gerais (MG).

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo transversal retrospectivo realizado através da análise minuciosa de dados através da plataforma DATASUS relacionados ao agente etiológico e a faixa etária dos pacientes infectados por hepatite no período de 2010-2015 em MG.

Resultados

Somaram-se 10.536 casos de HV no período de 2010-2015 em MG, detendo a posição de sexto maior estado no país. A hepatite C (VHC) responde pela maioria dos pacientes (39%), hepatite B (VHB) em seguida (35%). A primeira acomete principalmente indivíduos entre 40-59 anos (63,89%), e é adquirida por uso de drogas injetáveis (34%), transfusões inadequadas (28%) ou relações sexuais desprotegidas (26%); somente 1% dos casos ocorreu por via vertical ou domiciliar. Já a segunda tem maior prevalência entre 20-39 anos (48,53%), e tem a via sexual como principal fonte infecciosa (62%). Apesar de VHB e VHC serem classicamente associadas à transmissão via sexual, a hepatite A (VHA) apresentou 20% de seus casos provenientes nesse tipo de transmissão; porém a fonte domiciliar é o principal mecanismo de contaminação por VHA (67%), o qual acomete especialmente crianças de 5-9 anos (28,8%).

Conclusões/Considerações finais

Apesar de as hepatites serem, muitas vezes, agrupadas como doença única, elas são entidades distintas quanto à etiologia, epidemiologia, evolução, prognóstico e profilaxia. Em MG, há o destaque para a fonte de infecção pelo VHC na faixa etária 40-59 anos, sendo esta considerada tardia quanto à prática de drogas injetáveis, constituindo um viés importante de prevenção. Além disso, é importante evidenciar o meio sexual como atuante nas infecções por VHA, tornando-se relevante o foco na atuação primária em educação sexual no estado.

Palavras Chaves

Hepatite/epidemiologia; Hepatite viral humana; Transmissão.

Área

Clínica Médica

Autores

Lívia Liberata Barbosa Bandeira, Camylla Santos Souza, Danielle Reis Marques, Giovanna Alves Peruzini, João David Souza Neto