14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL HEMATOLÓGICO DE PACIENTES TRANSFUNDIDOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Fundamentação/Introdução

Introdução: A anemia é um achado clínico comum em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo a prática de hemotransfusão uma terapêutica frequente. Hemólise, perda sanguínea oculta, diminuição da eritropoiese e diluição secundária à reposição volêmica são alguns dos fatores que contribuem para a indicação de transfusão de concentrado de hemácias em pacientes criticamente enfermos.

Objetivos

Objetivo: Descrever o perfil hematológico de pacientes transfundidos nas UTIs dos hospitais de João Pessoa-PB e região metropolitana.

Delineamento/Métodos

Método: Realizou-se um estudo transversal multicêntrico, com testes descritivos realizados com software SPSS 21.0 for Mac.

Resultados

Resultados: Ao todo, 52 pacientes encontravam-se internados em 8 UTIs, sendo que 15,4% destes receberam hemotransfusão durante o período estudado, com hemoglobina gatilho 7,7 g/dL (variando entre 6,7 g/dL e 9,8 g/dL) para conduta transfusional, a qual apresentou-se associada, sobretudo, a pacientes com alterações de função renal (37,5%), doenças cardiovasculares (25%), patologias pneumointersticiais (25%) e sepse (12,5%). Após a hemotransfusão, os níveis de hemoglobina variaram entre 7 e 11 g/dL. Em média, cada paciente transfundido recebeu de 2 a 3 concentrados de hemácias (média de 0,35 para o total de pacientes).

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A realização da transfusão sanguínea possibilitou um aumento de 2 a 20% nos níveis de hemoglobina em metade dos pacientes analisados. No entanto, a realização de hemotransfusão também é um fator independente para mortalidade, apresentando relação direta com o número de concentrados de hemácias transfundidos, o que determina uma tendência a gatilhos transfusionais mais baixos. O gatilho transfusional apesar de variável (com algumas indicações, inclusive, acima de 9 g/dL), tendeu a próximo do usual segundo as evidências (7g/dL), com indicação em um número elevado de pacientes da amostra, os quais receberam uma média elevada de hemoderivados.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Anemia. Transfusão de sangue. Unidades de Terapia Intensiva.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Alberto de Sousa Videres Filho, Laís Henriques de Oliveira, Gabriel Mendonça Diniz Lima, José Haílo Marinho Filho, Maria Clara Pires D'Oliveira