14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de experiência de projeto de extensão na cidade de Colinas, norte do Tocantins: aplicação pedagógica de conceitos em microbiologia para crianças carentes

Fundamentação/Introdução

Por meio da apresentação de modo lúdico da transmissão, do desenvolvimento e sintomatologia das doenças, pôde-se promover o conhecimento sobre a profilaxia das doenças infectocontagiosas. Visto que as crianças estando cientes dos problemas podem atuar como agentes ativos no processo de profilaxia, repassando seu conhecimento para demais pessoas, abrangendo assim uma grande proporção da sociedade.

Objetivos

Relatar experiência com projeto de extensão no norte do Tocantins, valendo-se da perspectiva do discente e sua atuação.

Delineamento/Métodos

Relato de experiência, estudo verídico, descritivo, retrospectivo, de caráter observacional com revisão bibliográfica.

Resultados

O projeto de extensão foi desenvolvido na cidade de Colinas, no estado do Tocantins, o tema abordado foi “Conhecendo os microrganismos, a gente não vê, mas faz mal”. Na preparação dos materiais utilizados na apresentação, foram confeccionados dois cartazes repletos de imagens que ilustravam os mais variados microrganismos bem como mecanismos de contágio de doenças mais comuns. Nas oficinas os estudantes fizeram uma abordagem teórica-prática, valendo-se de cartazes contendo imagens animadas que representavam muito bem bactérias, fungos e protozoários, tendo sido realizado um quizz no final de cada explanação do conteúdo teórico. Na ocasião, foi realizada uma mini feira de ciências, oportunidade na qual os alunos puderam abordar com as crianças a realidade microbiológica e universo microscópico, por meio da simulação lúdica. A interação da disciplina de microbiologia com a prevenção em saúde elucida a interligação das áreas médicas e a aplicação prática do conteúdo dado em sala de aula com a realidade dos alunos de medicina ratifica a formação humanista e a visão de que o paciente não é um instrumento de trabalho, mas sim como uma pessoa com sentimentos, em que o tratamento interpessoal médico e paciente pode influenciar no processo saúde doença.

Conclusões/Considerações finais

A atividade desempenhada pelo grupo foi de grande proveito para estes acadêmicos pois com essa atividade poderem ver o quanto o médico até mesmo aquele em formação é útil para a comunidade em geral podendo realizar atividades simples como as descritas nesse relatório, mas que para a promoção da saúde tem um grande efeito. Por isso é sempre importante que a faculdade incentive de maneira assídua a realização desses projetos cada vez mais para a melhor formação do profissional da saúde.

Palavras Chaves

Extensão Universitária. Profilaxia. Doenças infectocontagiosas.

Área

Clínica Médica

Autores

Thiago Pio da Silva, Arielly Carvalho Rosa, Meirilane Socorro Leocadio, Elvio Machado da Rocha, Ricardo Consigliero Guerra