14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO SOBRE APRESENTAÇÃO ATÍPICA DA FEBRE CHIKUNGUNYA(CHIKV)

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: O Chikungunya (CHIKV) é uma infecção viral caracterizada por apresentar alta morbidade. Uma das complicações que ocorre na identificação do CHIKV deve-se às suas peculiaridades similares a Dengue e o Zika, o que dificulta o manejo clínico e possibilita diagnósticos errôneos.

Objetivos

Objetivos: Descrever um caso atípico de CHIKV, enfatizando a dificuldade na confirmação do seu agente etiológico e difícil recuperação clínica.

Delineamento/Métodos

Relato de caso baseado em dados colhidos com a autorização do paciente.

Resultados

Descrição do caso: Paciente N.L.F.L, 48 anos, sexo feminino deu entrada na Unidade de Emergências queixando de dor lombar, febre e cefaleia há 20 dias onde foi tratada com a hipótese de síndrome febril a esclarecer. Evoluiu com piora nas últimas 24 horas, retornando ao atendimento onde foi avaliado o exame de urina (EAS) solicitado na noite anterior, que corroborava para Infecção do Trato Urinário, sendo novamente liberada e tratado o diagnóstico. No entanto, dez dias depois retornou por encaminhamento de um hospital privado com piora dos sintomas. Assim como, queixando-se de cãibras em todo corpo, astenia, epigastralgia, algia em membros inferiores chegando a ficar sem deambular, com perda da consciência e inapetência quando deu entrada no Serviço Regional Público de Saúde da cidade onde a mesma permaneceu 04 dias internada sem melhoras e foi novamente liberada. Foi levantada a possibilidade de CHIKV pela equipe laboratorial e dentre as arboviroses especificamente CHIKV veio com resultado positivo. Continuaram os sintomas levando a possibilidade de paralisia facial descartado pela equipe de neurologia, já com Tomografia Computadorizada também normal, solicitado pela clínica médica. Sorologias das hepatites virais negativas.Foi solicitada Ressonância Magnética, obtendo laudo normal e a paciente foi liberada sem sintomas ou sequelas após 12 dias de internação.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Diante da grande semelhança na apresentação clínica das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, é de extrema importância tomar posse de meios que auxiliem o correto diagnóstico, observando-se os pontos que possam conduzir claramente essa diferenciação. Além disso é necessário ficar atento e possuir uma avaliação detalhada e criteriosa frente às possíveis apresentações atípicas da doença, visto que a diagnose e consequente tratamento incorretos permitem possíveis complicações que poderiam ser evitáveis

Palavras Chaves

Palavras – chave: Arbovirose, Diagnóstico, Sintomas

Área

Clínica Médica

Instituições

centro universitário UNIRG - Tocantins - Brasil

Autores

Priscilla Carvalho Souza Silva, Carla Bertonsin Silva Brito, Ana Karolyne Silva Costa , Mônica Mendonça Vieira Marcolino, Fabiana de Deus Teles