14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES IDOSOS AVALIADOS PELO SERVIÇO DE INTERCONSULTA DE CLÍNICA MÉDICA EM UM HOSPITAL DE TRAUMA DE CURITIBA

Fundamentação/Introdução

A partir do aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população o trauma se tornou de grande importância na morbidade e mortalidade de idosos brasileiros. A resposta fisiológica com menor reserva somada as comorbidades pré- existentes exigem maior conhecimento médico acerca desta área para avaliação do perfil clínico e epidemiológico destes doentes.

Objetivos

Este trabalho visa avaliação deste perfil, juntamente com tempo de internamento, motivo de admissão e desfecho do tratamento.

Delineamento/Métodos

Pacientes selecionados a partir de banco de dados do Serviço de Clínica Médica (Interconsulta) do Hospital do Trabalhador de Curitiba, com idade superior a 65 anos. Análise estatística descritiva simples com ferramente excel 2016. Trabalho de pesquisa aplicada, descritiva, com pesquisa bibliográfica aliada a pesquisa de campo.

Resultados

Foram avaliados 476 pacientes, 162 homens e 314 mulheres. Idade média destes doentes foi de 78,6 anos (77,7 para os homens e 79,2 para mulheres), 11,56% evoluíram para óbito, o restante recebeu alta. Tempo médio de internamento foi de 26,3 dias. Comorbidade de maior prevalência foi HAS com 61,1%, seguida de Diabetes Mellitus 26,4%. Motivo de internamento com maior incidência foi fratura de fêmur com 58% dos casos.

Conclusões/Considerações finais

Ainda há falta de estudos na literatura que possam consolidar protocolos nessa área de atuação. As mulheres são maioria, e possuem maior idade. O tempo de internamento elevado está relacionado a dificuldade de tratamento ambulatorial/domiciliar de qualidade em nosso país. Taxa de mortalidade se assemelha com a encontrada na literatura. Hipertensão arterial é a comorbidade com maior prevalência em todos os estudos avaliados, assim como a principal causa de internamento é fratura de fêmur.

Palavras Chaves

Manejo Conjunto; Cuidados Perioperatórios; Cuidados de Idosos; Cirurgia de Quadril; Perfil epidemiológico.

Área

Clínica Médica

Autores

Fernanda Magrini, Jean Rodrigo Tafarel, José Augusto Ribas Fortes, Bruna Fornazzari, Gibran Avelino Frandoloso