14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: GANGRENA DE FOURNIER POR STREPTOCOCCUS ANGINOSUS

Fundamentação/Introdução

Introdução: A gangrena de Fournier é uma fasceíte rara de caráter progressivo fugaz que leva necrose de pele e subcutâneo de regiões genital, perineal e perianal. Geralmente é causada por infecção sinérgica entre organismos aeróbicos e anaeróbios. Tem como evolução o choque séptico e morte na maioria das casos relatados. Streptococcus anginosus são um grupo de bactérias comensais da microbiota que em alguns casos podem adquirir potencial invasivo apresentando considerável morbimortalidade. Poucas são as produções científicas sobre Fournier causado por S. anginosus, de forma que não se conhece sua real prevalência.

Objetivos

Objetivos: Descrever caso de Síndrome de Fournier por S. anginosus e evolução de múltiplos abscessos sem continuidade e com flora bacteriana distinta.

Delineamento/Métodos

Relato de caso: Homem, 63 anos, admitido em Centro de Terapia Intensiva (CTI) apresentando há cerca de 6 dias quadro de dor, calor, edema e hiperemia em coxa direita, febre não aferida, dor anal contínua com piora há 4 dias, quando evoluiu com polaciúria, disúria, hiporexia e ascensão progressiva dos sinais flogísticos de coxa. Foi internado em hospital do interior por 3 dias com suspeita de celulite. Evoluiu com insuficiência renal aguda, desorientação e piora clínica. Foi encaminhado ao Hospital Universitário onde deu entrada em séptico, ictérico, desidratado, desorientado, com edema, calor, rubor em períneo, joelho e coxa direita. Realizado desbridamento de urgência pela equipe cirúrgica, encaminhado ao CTI intubado e em choque séptico, e iniciada antibioticoterapia. Culturas de tecido perineal evidenciaram crescimento de S. anginosus multissensível. Apresentou, após 2 dias, abscesso de parede abdominal com drenagem espontânea para cavidade abdominal - houve crescimento em cultura de Staphylococcus epidermidis. Abscesso de coxa direita da admissão drenado sem crescimento de microorganismos.

Resultados

No momento paciente encontra-se estável em leito de CTI, aguardando termino de antibioticoterapia e reconstrução da lesão perineal pela equipe de cirurgia plástica.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A gangrena de Fournier é conhecida por alta morbimortalidade. Em sua abordagem, mostra-se extremamente necessária a cultura do material colhido da lesão para que antibioticoterapia seja guiada e específica para o patógeno, promovendo assim redução de resistência bacteriana. Faz-se ainda necessário o reconhecimento imediato e intervenção precoce para redução de complicações e melhora do prognóstoco do paciente.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitario Maria Aparecida Pedrossian - UFMS - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

Franciellen Neves Flavio, Gil Gouveia Hans Carvalho, Beatriz Longo Bortoletto, Fernanda Longo Bortoletto