Ganho de peso interdialítico e fatores associados
Pacientes com doença renal crônica em estágio terminal são submetidos a transplante renal ou terapia de substituição renal, principalmente hemodiálise (HD). Estudos vem demonstrando que o ganho de peso interdialítico (GPI) afeta negativamente a saúde geral dessa população, principalmente aumentando o risco cardiovascular e diversos fatores podem estar relacionados com GPI, como pressão arterial (PA), índice de massa corporal (IMC), fatores comportamentais entre outros.
Este estudo objetivou verificar a relação entre GPI e variáveis fisiológicas como HDL, triglicerídeos, albumina e PA, nutricional como IMC e o tempo de tratamento hemodialítico (TTH) em pacientes com doença renal crônica em HD.
Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal. Setenta pacientes em HD foram incluídos. Os dados foram coletados a partir dos prontuários médicos disponíveis no sistema de um Centro de Nefrologia do sul do país, digitados no programa Epidata 3.1 e analisados no pacote estatístico Stata 14.2. São apresentados como média (desvio padrão) e para verificar a correlação entre as variáveis foi utilizado coeficiente de correlação de Pearson, já que GPI apresentou distribuição normal, analisada a partir do teste Shapiro Wilk.
Os pacientes apresentam uma média de idade de 52,6 anos (15,7), TTD de 4,05 anos (3,78), GPI de 2,47 kg (1,26), HDL de 40,54 mg/dL (12,94), albumina de 4,03 g/dL (0,37), triglicerídeos de 148,14 mg/dL (102,99), IMC de 26,23 (4,03) e PA de 149,40 (23,54) / 89,40 (17,31). As variáveis TTH (0,12), HDL (-0,05), albumina (-0,02), triglicerídeos (0,07), IMC (0,01), PA sistólica (0,37) PA diastólica (0,28) não apresentaram correlação com GPI.
Contradizendo estudos prévios, este estudo não encontrou relação entre GPI e TTD, HDL, albumina, triglicerídeos, IMC e PA. Futuros estudos com número de participantes maior e incluindo outras variáveis são necessários para melhor conhecimento sobre as causas do GPI e suas consequências na saúde dos pacientes com doença renal crônica em HD.
Ganho de peso interdialítico; variáveis fisiológicas; tempo de tratamento hemodialítico
Clínica Médica
Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
Eduarda Silva, Monica Celezinsky, Eduarda Gasperini, Mateus Mamann Vargas, Rodrigo Kohn Cardoso