14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE INFLUENZA B COM DESFECHO DESFAVORÁVEL

Fundamentação/Introdução

O vírus influenza B é de enorme relevância clínica devido ser causa de infecções graves em seres humanos e contribuírem para o aumento da morbidade e mortalidade, geralmente decorrente de Síndrome de Angústia Respiratória Aguda ou choque séptico.

Objetivos

Segue o relato que objetiva-se descrever um caso raro de influenza B com desfecho catastrófico.

Delineamento/Métodos

Paciente D. H. M., 50 anos, masculino, previamente hígido, sem antecedentes familiares, iniciou no dia 27/11/16 tosse seca associado a dor torácica posterior, sem relato de febre e dispneia; procurou atendimento médico sendo prescrito anti-inflamatório e analgésico. Deu entrada no dia 01/12/16 às 8:30h no Hospital Proncor apresentando episódio de hemoptise maciça durante a consulta, encaminhado imediatamente para UTI evoluindo com quadro de insuficiência respiratória aguda com necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica. Ao exame encontrava-se hipotensão, taquicárdico, sem alterações ausculta cardíaca e abdome, aparelho pulmonar com murmúrio vesicular audível universal e roncos difusos, extremidades sem edema, pulsos periféricos palpáveis, tempo de enchimento capilar aumentado, extremidades frias. Foi prescrito reposição volêmica com cristalóide, sedoanalgesia contínua, drogas vasoativas devido choque refratário, transfusão sanguínea de concentrado de hemácias e plasma fresco e realizado coleta de exames séricos (hemograma, bioquímica, autoanticorpos e sorologias) com suspeita inicial de dengue hemorrágica. Às 12:28h com persistência de hemorragia pela cânula endotraqueal mais de 2 litros e hemograma sem hemoconcentração nem plaquetopenia e piora clínica importante, prescrito pulsoterapia por suspeita de exacerbação de doença de autoimune e antibioticoterapia para pneumonia comunitária grave, além de prescrição de transamin e ípsilon endovenoso tentando controle de hemorragia persistente. Às 12:49h paciente evolui com parada cardiorrespiratória, instituído ciclo de massagem cardíaca segundo protocolo do ACLS durante 30 minutos, porém sem sucesso com óbito às 13:15h.

Resultados

No dia 02/12/16 resultado de sorologia de Influenza B detectável.

Conclusões/Considerações finais

O relato de caso acima visa demonstrar o vírus Influenza B como causa de hemorragia alveolar, visto que na revisão de literatura não foram encontrados casos semelhantes.

Palavras Chaves

Influenza B, hemorragia alveolar, insuficiência respiratória aguda.

Área

Clínica Médica

Autores

Lilian Yatiyo Nakagawa Dittmar, Renata Brehm de Oliveira Barbosa, Ianna Lima Simão, Beatriz Longo Bortoletto