14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil Sociodemográfico de Gestantes Atendidas em Consulta Pré-Natal em uma Unidade Básica de Saúde do Município de Santarém-PA no Período de 2015 a 2016

Fundamentação/Introdução

O acompanhamento pré-natal é fundamental para identificar precocemente as possíveis situações desfavoráveis apresentadas pela gestante, minimizar o índice de intercorrências e acolher a mulher desde o início de sua gravidez. Além disso, caracterizar o perfil dessas gestantes é importante para revelar os indicadores de saúde.

Objetivos

Este estudo teve por objetivo descrever o perfil sociodemográfico de gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde do bairro Vitória Régia, entre os anos de 2015 e 2016.

Delineamento/Métodos

A pesquisa tem caráter descritivo, observacional, transversal e retrospectivo com abordagem quantitativa cuja amostra foi composta por 76 gestantes residentes no município em estudo. Os dados foram coletados dos prontuários de pacientes inscritos na assistência pré-natal na Unidade Básica de Saúde Vitória Régia e selecionados sistematicamente a cada cinco registros dentre as pacientes atendidas.

Resultados

As gestantes apresentavam média de idade de 23,2 anos, a maioria em união estável (38%), 40% possuía renda familiar de 0 a 3 salários mínimos, 16% tinha escolaridade de 8 a 11 anos e 12% fazia uso de métodos contraceptivos. Das participantes da pesquisa, 45% iniciaram o pré-natal precocemente, 54% eram multigestas, o maior número de intercorrências observado foi o aborto (34%) e em menor número, infecção urinária (14%), hipertensão (4%), anemia (4%), eclampsia (3%) e diabetes (3%). Os dados obtidos foram comparados com os da literatura estudada, coincidindo com a maioria dos estudos.

Conclusões/Considerações finais

Espera-se que esses resultados possam informar a comunidade acadêmica e a população em geral acerca da situação dessas mulheres, que também pode ser a realidade de outras regiões periféricas do município do estudo, e que as ações de atenção primária sejam direcionadas e atendam as particularidades desse público.

Palavras Chaves

Acompanhamento Pré-Natal. Saúde da Mulher. Perfil Sociodemográfico.

Área

Clínica Médica

Autores

RAFAEL MATOS DE SIQUEIRA, ELIZÂNGELA WILLOTT PEREIRA, JENNYFER CONCEIÇÃO DOS SANTOS MONTEIRO, PEDRO FELIPE GARCIA FURTADO