14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A parasitologia acessível para crianças de periferia de município tocantinense, uso da ludicidade para a promoção e prevenção em saúde: experiência de acadêmicos de medicina no norte do Tocantins

Fundamentação/Introdução

A participação dos estudantes de medicina em eventos de cunho-social é de extrema importância no processo de expansão do conhecimento. Afinal, a partir da interdisciplinaridade existente entre o conhecimento teórico aprendido dentro da sala de aula e a execução da prática no cotidiano médico, permite a obtenção de informações e benefícios sociais tanto para a sociedade, quanto para o aluno, visto que o humanismo, a relação médico-paciente, a observação dos diversos cenários de convivência do aluno e da sociedade em relação a cidadania e o conhecimento da realidade baseado no quadro de incidência de doenças infecto parasitárias no Estado do Tocantins.

Objetivos

Descrever ação de extensão no norte do Tocantins, sob o olhar do acadêmico de medicina e sua experiência.

Delineamento/Métodos

Relato de experiência pautado em um estudo descritivo, retrospectivo, de caráter observacional.

Resultados

O projeto de extensão foi realizado na casa de Eurípedes Barsanulfo em Colinas-TO. As apresentações sobre o tema proposto foram feitas por meio de cartazes com linguagem simples e lúdica, contendo o ciclo, os sintomas, meio de transmissão, prevenção e após o termino dos ensinamentos, as crianças escolhiam imagens antagônicas de fatores que causam a doença e seu método de prevenção, colocando essas imagens no lado certo ou errado de um papel madeira, para assim ver se o conhecimento foi absorvido corretamente pelos alunos. A apresentação das parasitoses foi planejada de um modo que o assunto fosse de melhor forma absorvido pelas crianças, para isso foi feito um material direto e de linguagem simples. Foram desenvolvidas ações de Educação em Saúde, sendo estas repassadas de forma lúdica e criativa, para que o peso do ensino-aprendizagem fosse aplicado de forma intrínseca, sem o peso da obrigação. A extensão abriu novos horizontes quanto à visualização da sociedade, não apenas passiva de um cuidado curativo, mas preventivo e de promoção do bem-estar, levando em consideração a realidade social das crianças envolvidas, sua cultura e suas necessidades básicas.

Conclusões/Considerações finais

A atividade permitiu aos acadêmicos do curso de Medicina a visualização de um enredo social diversificado, como uma abordagem diferenciada, quanto à prática do exercício de caridade e de busca pelo bem comum do próximo. Tal atividade ultrapassou os limites do conhecimento técnico científico, e ofereceu uma visão holística quanto aos pormenores que envolvem o bem-estar de uma comunidade.

Palavras Chaves

Relato de experiência. Parasitologia. Promoção e prevenção de saúde.

Área

Clínica Médica

Autores

Thiago Pio da Silva, Arielly Carvalho Rosa, Meirilane Socorro Leocadio, Ricardo Consigliero Guerra, Josue Moura Telles