14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Hipertensão Arterial Sistêmica Secundária: A Importância do Hiperaldosteronismo Primário como Diagnóstico Diferencial

Fundamentação/Introdução

O hiperaldosteronismo primário (HAP) é uma situação clínica decorrente de produção inapropriadamente elevada de aldosterona, resultando em hipertensão de difícil controle e, em um pequeno percentual dos casos, hipocalemia. É classicamente causado por adenoma adrenal e hiperplasia uni ou bilateral e responde por parte dos casos de hipertensão secundária.

Objetivos

Relatar caso de hiperaldosteronismo primário por adenoma suprarrenal bilateral e seu desfecho clínico. 

Delineamento/Métodos

Paciente de 48 anos, sexo feminino, com queixa de hipertensão há 5 anos refratária a esquemas anti-hipertensivos. Associado ao quadro, relata astenia, fraqueza muscular e cãibras frequentes. Sem comorbidades prévias. Exame físico normal, exceto hipertensão 150x86 mmHg. Achados laboratoriais: atividade de renina plasmática 0,1ng/mL/H; aldosterona 92,9 ng/dL; potássio 2,5 mEq/L.

Resultados

Achados radiológicos à tomografia de abdome com contraste: dois nódulos hipodensos, com realce pós-contraste nas fases arterial e portal e wash out na fase de equilíbrio, medindo 25x21mm na haste lateral da glândula suprarrenal direita e 16x8 mm no corpo da suprarrenal esquerda. Optado por conduta clínica com espironolactona 100 mg/dia, com involução completa do quadro e normalização dos níveis de pressão arterial e de potássio.

Conclusões/Considerações finais

Estima-se que entre 22,3% a 43,9% da população brasileira tenha hipertensão arterial (HA) – número com tendência crescente, devido ao envelhecimento populacional. A HA secundária tem prevalência de 3-5%, sendo o HAP prevalente em 6,1% dos hipertensos. Embora seja uma etiologia menos comum de hipertensão, o HAP deve ser sempre pesquisado em casos de difícil controle e hipocalemia espontânea ou causada por baixas doses de diuréticos. O diagnóstico precoce diminui o risco cardiovascular, podendo a cura ser alcançada em um percentual substancial de pacientes hipertensos. Cerca de 9-37% dos pacientes cursam com hipocalemia no HAP, com maior chance de ocorrência nos casos de diagnóstico tardio - compatível com o presente relato. Ao diagnóstico sindrômico, deve-se prosseguir com diferenciação em adenoma e hiperplasia, uma vez que a conduta é distinta. Em casos com doença renal bilateral ou em que o tratamento cirúrgico não esteja indicado, o tratamento clínico com antagonista da aldosterona é recomendado.

Palavras Chaves

Hiperaldosteronismo primário; hipertensão arterial secundária; síndrome de Conn; adenoma suprarrenal.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Isabella Brant de Moraes Palmeirão Alvarenga, Lucas Frizon Greggianin, Julio Cezar Gonçalves Cordeiro dos Santos, Amanda Silva Peres, João Carlos Geber Júnior