14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RABDOMIOSSARCOMA DE OVÁRIO EM PACIENTE JOVEM: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

O rabdomiossarcoma (RBD) é um câncer maligno de células relacionado à formação músculo esquelética, tendo menor frequência no aparelho urinário e reprodutor (20-25%), onde a musculatura esquelética não é frequente. O RBD embrionário é o mais frequente na faixa etária infanto-juvenil, acometendo cerca de 85% desse público e com pico antes dos 15 anos. Dentre os subtipos de rabdomiossarcoma embrionário, o de trato genital é um dos mais infrequentes e com boa resposta à quimioterapia.

Objetivos

Relatar um caso raro de uma paciente jovem portadora de rabdomiossarcoma ovariano.

Delineamento/Métodos

Paciente com história de aumento do volume abdominal e dor em hipocôndrio direito há 3 meses. Relata menarca aos 13 anos, com ciclo menstrual regular que não se alterou com o início dos sintomas. Exames laboratoriais mostraram anemia, discreta plaquetose, desidrogenase láctica quase duas vezes acima do valor de normalidade, Beta HCG não reagente, CA 125 e alfafetoproteína com valores normais. A tomografia computadorizada (TC) de abdome e pelve mostrou volumosa formação cística, ocupando andares médio e inferior do abdome, sugestiva de neoplasia do ovário esquerdo; linfonodomegalias para-aórticas, pequena ascite e hidronefrose bilateral. Foi realizada laparotomia exploradora para biópsia de congelação e remoção de ovário esquerdo, omentectomia, anexectomia esquerda, além de remoção de peritônio e linfonodo pélvicos para análise anatomopatológica.

Resultados

Paciente evoluiu com choque hipovolêmico durante o procedimento cirúrgico, recebendo transfusão de concentrado de hemácias e plasma, e seguindo para unidade de terapia intensiva. Evoluiu com reversão do quadro, obtendo alta no 5º dia de pós-operatório. O resultado anatomopatológico da peça cirúrgica de ovário esquerdo, de aproximadamente 10 kg, mostrou compatibilidade com neoplasia de células fusiformes, sugerindo tumor estromal de cordão sexual do ovário e a imunohistoquímica evidenciou rabdomiossarcoma embrionário ovariano. O anatomopatológico dos linfonodos e do peritônio pélvico demonstrou ausência de neoplasia e a TC de tórax para estadiamento não mostrou sinais de implante secundário. Paciente foi considerada de alto risco e seguiu em acompanhamento oncológico para realização de quimioterapia adjuvante.

Conclusões/Considerações finais

A negativa de marcadores tumorais e ausência de sinais e sintomas específicos dificultaram o raciocínio diagnóstico do caso, mas a detecção precoce continua sendo considerada o maior aliado dessa neoplasia de acordo com a sua terapia responsiva.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - Amapá - Brasil, Universidade Federal de Alagoas - Alagoas - Brasil

Autores

Yasmin Cardoso Monteiro Formiga, Vitória Mikaelly da Silva Gomes, Arthur Moacir Sampaio Costa Batinga, Pedro Bastos de Souza Monteiro, José Cardoso Cavalcante Junior